Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de junho de 2009

As aventuras de Sharpe

É meu povo... depois de ler a fantástica trilogia "As crônicas de Arthur" do Bernard Cornwell, eu não consegui mais parar... depois foi a outra trilogia "Em busca do Graal" e depois eu li o livro "O Condenado" e agora me encontro bem no meio das "Aventuras de Sharpe".

Minhas impressões, até o momento são:

Leia as crônicas de Arthur, pois são imperdíveis, e até agora, o melhor trabalho dele que já li. Os personagens são redondos e a capacidade descritiva do autor é maravilhosa.

A trilogia do Graal é boa, mas não chega aos pés de Arthur, porque o final é previsível logo no primeiro capítulo do primeiro livro. Vale a pena pelos personagens, e novamente, pelas descrições maravilhosas das batalhas.

O Condenado é um livro bacaninha, mas não empolga tanto quanto as trilogias que já mencionei... é meio sem sal... e o personagem principal lembra muito o Sharpe, do qual falarei agora.

Chegamos então na minha leitura atual: as aventuras de Sharpe. É uma obra bastante extensa (são 7 livros) contando como o Sharpe participou das campanhas inglesas no final do século XVIII e no início do século XIX.

Os primeiros 3 livros empolgam... mas definitivamente a qualidade não é o melhor que o Bernard Cornwell pode fazer. Sharpe é o único personagem redondo, os demais são muito "flat", e eu fiquei com asco do arquiinimigo do Sharpe. É um personagem muito pouco interessante e não dá para entender porque ele fica tanto tempo na história. E tudo aqui é muito preto e branco, bom e malvado demais. Não há aquela profundidade de sentimentos conflitantes que você vê nos outros livros... o que é uma pena.

A qualidade das descrições, pelo menos, continua intacta. As cenas de batalha são empolgantes... num grande contraste com o restante da obra.

Agora estou no meio do quarto livro da série. Pelo menos, até agora achei que melhorou muito com relação aos livros anteriores, boa parte dos personagens é mais redonda... e o cenário finalmente mudou!!! O que também dá um novo ânimo na leitura.

Mas essas são impressões no meio do livro... vamos ver como elas vão se manter até o final!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: