Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de julho de 2009

A Devastação de Sharpe

SPOILER FREE

Ufa! E assim eu terminei de ler o último livro da série As Aventuras de Sharpe que foi publicado no Brasil. Agora, para poder continuar a ler as aventuras dele, só em inglês ou aguardar o próximo lançamento da série, previsto para Novembro! Bom... basta dizer que ontem eu comprei um exemplar no original, mas ele não é o próximo que eu tenho que ler... então ainda preciso fazer uma caça por aí antes de continuar a série... até lá, devo alternar um pouco as minhas leituras... vou deixar Sharpe por um tempo.

Mas, vamos ao objetivo do blog!

A Devastação de Sharpe é um bom livro. O soldado voltou a sua forma normal, inteligente, briguento e mantendo todos os que estão a sua volta em seus devidos lugares! Apesar de que a estrutura da história ainda é a mesma, Sharpe é apresentado com uma missão, seguem-se inúmeras batalhas, há uma mocinha no meio e um vilão novo a ser enfrentado. A boa e velha fórmula que funciona muito bem para os personagens de Bernard Cornwell. Ainda mais porque quanto mais batalhas, mais ele pode explorar o seu poder de descrição.

Mas voltando ao livro, dessa vez há mais intrigas e elementos de espionagem e traição... o que deixou esse volume diferente do resto da série, mas muito parecido com A Presa de Sharpe. Comparando com os demais livros, fica no mesmo nível do primeiro volume, o Tigre de Sharpe, Sharpe em Trafalgar e a Presa de Sharpe, e acima dos demais, onde o personagem passa por aquelas fases ruins...

Cheguei a conclusão que há uma alternância bem clara entre as fases de Sharpe na série... ainda bem que esse livro está na maré alta, o que dá a ele a nota 9.



Agora, para fechar um pouco o assunto, segue a lista dos livros publicados no Brasil da série, na ordem cronológica da história:

VoL Título
1 O Tigre de Sharpe
2 O Triunfo de Sharpe
3 A Fortaleza de Sharpe
4 Sharpe em Trafalgar
5 A Presa de Sharpe
6 Os Fuzileiros de Sharpe
7 A Devastação de Sharpe

Informação retirada do site Bernard Cornwell Brasil.

Um comentário:

  1. Terminei hoje o livro e realmente é excelente, um dos melhores junto a O Tigre... e Trafalgar, mas não foi perfeito pra mim só porque o final foi dificil de engolir, já que o Sharpe entrar no meio do exercito frances, sobe na ponte mata um frances, ataca dois fugitivos e NINGUEM fez nada?! Mas não estraga um livro tão bom.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: