Pesquisar este blog

domingo, 12 de julho de 2009

The Tales of Beedle The Bard


SPOILER FREE


Existem alguns livros que fazem com que eu sinta que estou roubando na minha contagem de livros do ano. São tão finos e fáceis de ler que eu paro e penso se devo colocar na minha contagem. Enfim... esse foi o décimo oitavo livro.

E eu gostei. As histórias são o que elas se propõem ser: fábulas. O que é bacana, visto que são fábulas do mundo mágico da JKR. E elas tratam dos assuntos que os livros do Harry Potter tratam: amor, amizade, limitações da magia e a relação entre trouxas e bruxos (sério, prefiro os termos originais, muggle e wizard).

Mas a melhor parte do livro não são as fábulas, apesar delas serem bonitinhas, são as notas do Dumbledore. JKR percebe suas limitações como escritora e tenta se retratar através desses livros filhotes da série HP. Ela sabe que devia ter explicado muita coisa, que ela ou esqueceu ou não se deu ao trabalho de explicar, e é aí que entra e importância desses livros: preencher essas lacunas.

As notas de Dumbledore, que muitas vezes são mais longas que as fábulas em si, aproveitam para explicar muitas perguntas que ficaram no ar durante a série: por que os wizards se separaram do mundo muggle? De onde diabos ela tirou os objetos mágicos do último livro? Por que ela só menciona isso no final da série? Ok, essa última o livro não responde. Mas tem detalhes do mundo mágico bastante interessantes, que melhoram muito a ambientação do mundo de Harry Potter.

Vale a pena ser lido, ainda mais porque não dá trabalho nenhum. Nota 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: