Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Antéchrista

SPOILER FREE

Amelie Nothomb é uma escritora estranha, que traz sentimentos no mínimo esquisitos para quem a lê. Às vezes você sente até mesmo repulsa lendo seus contos absurdos, outras vezes pena, outras vezes você acha engraçado aquele absurdo todo. Não importa o que você sente, você sempre vai sentir alguma coisa, pois ninguém fica indiferente a essa escritora belga nascida no Japão (com essa mistura de culturas não tinha como ser normal, né?).

Eu sou fã dela, se ainda não deu para perceber, e sou daquelas fãs que tem os livros tanto no original quanto traduzidos, só pelo prazer de ler em mais de uma língua. Como os livros dela em português são razoavelmente raros, aproveitei minha viagem a França para trazer tudo que eu ainda não tinha dela e que encontrei pela frente. Como ela escreve muito, voltei com muitos livros. E, obviamente, ainda não li todos, pois minha pilha de livros para ler é gigante, e só cresce, apesar do meu ritmo alucinado de leitura.

Mas estou evitando o assunto desse post. Vou confessar o porquê: não gostei do livro. O estilo é bem característico da autora, o tema também, mas dessa vez eu não gostei do tema central do livro. Achei um pouco adolescente demais para o meu gosto. O livro é bom, não entendam mal, mas não caiu nas minhas graças. Sabe como é?

A única coisa que eu ADOREI no livro foi o final. Achei incrível. AMEI. Valeu a pena a leitura quase forçada só para ler esse desfecho. Depois de toda aquela enrolação aborrecente, toda aquela insegurança bizarra, cenas absurdas que só a autora sabe fazer, o final foi realmente digno do estilo Amelie Nothomb. Fiquei horas imaginando aquela cena na minha cabeça e rindo enlouquecidamente.

Nota 7, só por causa do final.

PS: o livro já foi lançado em português, com o título Anticrista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: