Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Haroun and the sea of stories - Haroun e o mar de histórias



SPOILER FREE

Sabe aquele livro que você leu na sua infância/início da adolescência, achou simplesmente o máximo e morre de vontade de ler de novo? Agora imagina que esse livro foi escrito por um mestre da literatura como Salman Rushdie, o que por si só já te deixa mais curioso ainda!

Pois é, essa é a minha relação com Haroun e o mar de histórias.

Passei anos procurando uma versão mais em conta do livro para poder comprar, até que descobri que existia uma versão de bolso! Que procurei infrutiferamente em diversas livrarias e acabei por comprar uma versão em inglês mesmo.

Fatos interessantes sobre o livro: Salman Rushdie o escreveu para o seu filho, e dedicou a obra a ele. Mais tarde, o seu filho mais novo reclamou que não tinha um livro para ele também, e o autor escreveu uma continuação, contando a história do irmão mais novo de Haroun, que saiu em português no ano passado, com o título Luka e o Fogo da Vida.

Minhas impressões? Certamente eu gostei mais do livro quando eu era pequena, mas o livro é muito bom como literatura infantil, muito bom mesmo. Mas infelizmente sinto já passei da fase! rsrsrsrsrs Tudo bem que de vez em quando adoro ler um livro infantil, ainda mais como esse, mas acabei não lendo num momento apropriado, sabe como é?

Relevando esse fator (muito importante para mim), o livro é muito bom. O autor, pra variar, faz brincadeiras maravilhosas com as palavras (ele é mestre nisso), criando palavras novas e se utilizando de palavras do hindustâni (língua no norte da Índia) para colorir mais o mundo de Haroun. Mas não é porque o livro é infantil que o assunto por trás da fábula deixa de ser sério! Muito pelo contrário! Salman Rushdie aproveita para tratar de forma leve de temas muito sérios, como política, liberdade de expressão e, se não fosse pouco, poluição. De quebra ainda trata da importância das próprias fábulas na formação da criança e na sociedade. Demais, né? Coisa de mestre.

Nota 8,5 (porque não foi a mesma coisa que ler criança e eu errei o timing) e ansiosa para ler a continuação!

2 comentários:

  1. Daqui a pouco você vai precisar me mandar uma lista dos livros que você quer que eu leve rsrsrsrs

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: