Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Musashi - livro 1 - A Terra . A Água . O Fogo

SPOILER FREE

E começou fevereiro, mês dos nomes próprios no Desafio Literário 2012! E para começar com grande estilo resolvi ler o grande clássico japonês "Musashi", que obviamente é o personagem principal. Musashi é uma obra referência na literatura nipônica, contando a história do maior samurai japonês de todos os tempos.  O livro foi escrito em forma de novela de jornal, lá no início do século XX, e depois foi organizado em sete livros.

Em português temos duas edições, uma com 2 volumes, e outra, recém lançada, de 3 volumes (muito mais fácil de levar no metro). Estou lendo a de 3 volumes, então podem aguardar mais dois posts!

Mas vamos ao que realmente interessa.

Musashi é brilhantemente escrito. É sério, não sei se é o tema, ou se é a escrita do autor, mas é tudo lindo: as paisagens, as personagens, a filosofia japonesa... tudo muito bem acompanhado de necessárias notas de rodapé para os leitores ocidentais. A história em si é legal, não é alucinante de rápida (Dan Brown, alguém?), nem morosa (Tolkien e o primeiro livro do senhor dos anéis são um marco na minha vida), também não tem grandes cenas de batalha (esquece Bernard Cornwell, não é o mesmo estilo) e o romance é tipicamente japonês (muito drama e pouca ação, saudade de leituras mais picantes...), mas para quem não gosta de água com açúcar, não se preocupe, a história não é sobre os amores na vida do Musashi e sim sobre a sua trajetória para se tornar uma lenda! Claro que isso envolve as pessoas que cruzaram a sua vida, e isso inclui mulheres, mas nada de cortar os pulsos ou precisar de uma dose extra de insulina.

Fora que o livro é dividido em micro capítulos (ele foi escrito como novela de jornal, lembram?), o que facilita muitíssimo a leitura rápida do metrô ou antes de dormir. O único problema nesses casos é a ansiedade de saber o que vai acontecer!!!! E nem pense em ler sem ter o volume seguinte do seu lado, porque não vale a pena, você vai querer matar alguém para conseguir o livro seguinte imediatamente.

E pense que no primeiro volume tem apenas os três primeiros livros da obra... então ainda falta muito para Musashi se tornar uma figura digna. Ele tem MUITO a aprender. Melhor ter paciência com ele, ok?

Nota 10!

2 comentários:

  1. Nossa, que legal! Adoraria ler esse livro! Quem sabe ele não surge na minha vida! Ótima resenha!
    Criei um blog há menos de um mês, ficarei infinitamente feliz se você puder visitá-lo e, quem sabe, segui-lo e comentar em alguma postagem (entrepalcoselivros.blogspot.com)! Ótima semana pra você! :)

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros do tipo. A minha admiração pela literatura oriental é recente. Bom, sua resenha me motivou bastante.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: