Pesquisar este blog

sábado, 1 de setembro de 2012

The Shining


Para fechar com chave de ouro o mês com o tema TERROR do Desafio Literário, resolvi encarar uma das obras primas do gênero: O Iluminado.

Foram duas semanas suando frio e em pânico pelo garotinho preso no hotel mal-assombrado por causa da neve! Gente, se o filme do Kubrick já é de tirar o sono, o livro é mil vezes mais forte! Eu fui ficando tão impressionada com a história que eu precisava compartilhar com o maridão de vez em quando só para dar uma aliviada... e eu me sentia naqueles acampamentos ou noites em que as crianças contam histórias de terror umas para as outras e que as crianças que estão escutando vão só arregalando cada vez mais os olhos! Nunca iria imaginar que os olhos do Caike pudessem ficar tão grandes :-)

Detalhe importante: eu só contei a história para ele porque ele detesta livros de terror, portanto jamais pegaria no livro para ler.

Mas voltando ao livro, Stephen King realmente se superou. Eu já li outras obras dele, mas nada tão forte ou tão brilhante quanto The Shining (pun intended). E eu ainda dei sorte, porque consegui uma edição de bolso, novinha e em inglês, que tem uma introdução escrita pelo autor, sei lá, 20 anos depois do lançamento do livro, fazendo uma auto-análise sobre o sucesso da obra e porque ela foi um divisor de águas na sua escrita. Como não conheço tão bem as obras do autor (minha fase Stephen King foi rápida, e já faz muito tempo que acabou), não sei se O Iluminado foi realmente uma grande mudança na sua carreira. Mas que o livro é bom, isso é.

Uma das coisas que o autor menciona na introdução, e aí eu concordo mesmo, é que a profundidade do Iluminado está no fato do personagem Jack não ser apenas um monstro. Ele tem profundidade, não é apenas um cara enlouquecido, o seu passado (além da parte sobrenatural da história) poderia muito bem explicar por si só a sua loucura, tão bem interpretada pelo Jack Nickolson no filme, e é justamente isso que torna a história ainda mais arrepiante: ela ainda pode ser real mesmo sem os fantasmas.


E esse é um caso raro que eu indico ver o filme antes de ler o livro, porque ler o livro com a cara do Jack Nickolson na cabeça é muito assustador/legal, e o filme, apesar das suas adaptações, pega muito do clima do livro, então parece que você está vendo a versão estendida e melhorada do filme na sua cabeça. É uma experiência e tanto! Que me deixou genuinamente tensa. Além disso, o livro explica muita coisa que fica meio solta no filme, mas cujas imagens são fantásticas para a leitura, além de serem cult.

Agora eu quero relaxar com o próximo tema do Desafio Literário: Mitologia Universal! Tudo bem que não é algo tão relaxante assim (mitologia grega pode muito bem ser terror também), mas perto do Iluminado certamente será um passeio pelo parque. Não do Hotel Overlook, pelo amor de Deus!

Nota 10

5 comentários:

  1. Tentei comentar antes mas acho qu enao foi... Enfim... Eu tentei ler esse livro, mas nao consegui continuar por conta dos pesadelos, o qu epra mim é prova de excelencia para um livro de terror, ehhehhe. Augusto é mto fã de stephen king - tem uns 40 titulos ou mais... E comecei a ler esse autor por influencia dele. Eu recomendo o "The dead zone" e "Misery". Alias, Misery é mto bom e tb tem um excelente filme com Kathy Bates - acho que o nome em portugues é 'louca obsessao'. Os contos deles sao otimos tb e deram bons filmes: Stand by me (conta comigo), The green mile (a espera de um milagre), Rita Hayworth and Shawshank Redemption (Um sonho de liberdade)... Amo esses tres filmes demais!

    ResponderExcluir
  2. Sabia que você ia gostar. Pra mim, angustiante foi a palavra que resumiu esse livro. Parei de ler diversas vezes porque achava que não ia conseguir aguentar. Acho que foi o único livro de terror que fez isso comigo e olha que já li muita coisa do senhor King.
    Dele eu recomendo o Saco de Ossos, também é de fantasmas e a introdução escrita por ele é bem interessante.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, eu já li outros livros dele, tenho em casa A Maldição do Cigano e Olhos do Dragão. O primeiro é de terror mesmo, e é bem angustiante também, o segundo é de fantasia. Agora eu já li outros livros emprestados... lembro de Insônia, que eu achei maravilhoso! Li também Zona Morta, que eu achei interessante, mas não me marcou. Ano que vem escolherei outro título dele :-) no momento estou inclinada para Green Mile, que eu sinto vontade de ler desde que vi o filme :-)

    ResponderExcluir
  4. Legal Laura! Este vai para a minha lista!
    Em 2013 quero ler em média 1 livro por semana e seu blog será constantemente consultado em busca de indicações... rsrs

    Estou colocando resenhas lá no meu tb:
    http://www.heroisemitos.com.br/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, seu sumido! Bom te ver por aqui :-)
      Vou acompanhar seu blog também, quem sabe você também não tem uma dica legal pra mim?
      Abraços!

      Excluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: