Pesquisar este blog

domingo, 21 de outubro de 2012

Meme Literário de Um Mês - 2012 - Dia 21




Dia 21 - Cite 3 personagens literários favoritos. Fale sobre eles.


Hum... escolher personagens é mais difícil do que escolher livros... não costumo me apegar a personagens ao ponto de ter personagens literários favoritos. Mas vamos ver o que eu consigo.

Lestat - ok, esse é um personagem favorito (nada como botar a cabeça pra funcionar para lembrar das coisas rsrsrsrs). Adoro tudo nele, a forma inconsequente de agir, o jeito como ele acha tudo no mundo lindo, o charme. Enfim, Lestat é tudo de bom. Exceto nos últimos dois livros das crônicas vampirescas, Anne Rice enlouqueceu nessa época e desfez tudo no personagem, uma tristeza.

Amélie Nothomb - bom, essa é uma autora belga. Mas ela entrou na lista porque eu sou apaixonada pelos seus livros auto-biográficos, ela é sempre a melhor personagem desses livros! Ela é tão louca e sem noção que não tem como não se apaixonar.

O Morte - isso mesmo, O Morte, o melhor personagem de Terry Pratchet em Discworld. Ainda não li tudo da série, pois Terry Pratchet é cansativo, mas o personagem é simplesmente genial.



Dia 01 – Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?
Resposta aqui.
Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.
Resposta aqui.
Dia 03 – Como você escolhe seus livros? Por autor? Por assunto? Pela sinopse? Por uma indicação? Fale sobre isso.
Resposta aqui.
Dia 04 – Você costuma lê certo livro só porque ele está em voga? Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo só para estar na “moda” ou segue o seu próprio estilo de leitura?
Resposta aqui.
Dia 05 – Você costuma ler graphic novels e/ou gibis?  Gosta? Não gosta? Tem algum que seja o favorito? Fale sobre isso.
Resposta aqui.
Dia 06 – Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez. (Pergunta feita no Meme de 2010. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Resposta aqui.
Dia 07 – Você já pensou em escrever um livro? Se sim, sobre o que seria? Fale um pouco sobre o assunto.
Resposta aqui.
Dia 08 – Cite um livro que você gostaria que nunca acabasse. Por que?
Resposta aqui.
Dia 09 – O que você acha dessa “moda” de livros que acabam virando séries? É a favor? É contra? Não fede nem cheira? Diga o por quê.
Resposta aqui.
Dia 10 – Spoilers te assustam? Fica triste quando lê algum sem aviso prévio ou não faz diferença saber detalhes essenciais da história?
Resposta aqui.
Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro? Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?
Resposta aqui.
Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.
Resposta aqui.
Dia 13 – Cite um trecho de um livro que você gosta.
Resposta aqui.
Dia 14 – Você costuma frequentar bibliotecas? A biblioteca municipal? A da faculdade? Quantos livros costuma pegar? Fale um pouco sobre o assunto.
Resposta aqui.
Dia 15 – Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?(Pergunta  feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas. Ainda é o mesmo livro? Você acabou conseguindo o livro escolhido da época?)
Resposta aqui.
Dia 16 - O que te faz largar a leitura de um livro no meio do caminho? Que defeitos imperdoáveis um livro tem que ter para você abandoná-lo?
Resposta aqui.
Dia 17 – Na sua opinião, qual é o propósito da literatura? Entreter? Educar? Ampliar horizontes? Fale um pouco sobre isso.
Resposta aqui.
Dia 18 – Você costumar ler e-books? Ou prefere o bom e velho livro em papel? Por que? (Pergunta feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Resposta aqui.
Dia 19 – O que você acha da elitização da literatura? Você acha que realmente só é intelectualizado aquele que lê os clássicos da literatura? Que ler 1000 livros “de banca” não equivalem a 10 clássicos? O que você acha das pessoas que criticam a literatura “para a massa”, os blockbusters literários? É mesmo possível julgar o nível de intelecto de uma pessoa pelo que ela lê? Você tem algum preconceito literário?
Resposta aqui.
Dia 20 – Cite 3 livros especiais na sua vida. Fale sobre eles.
Resposta aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: