Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Meme Literário de Um Mês - 2012 - Dia 22



Dia 22 – Cite 3 escritores que você gosta. Fale sobre eles.

Novamente a limitação rsrsrsrs muito difícil isso. Mas vamos lá.

Christian Jacq - escritor francês que também é egiptólogo. Claro que o que ele mais escreve é romance histórico (a maioria sobre o Egito). Ele também escreve livros sobre o Egito sem ser em forma de romance. Já li os dois estilos, e adorei absolutamente tudo que já vi dele, e olha que a bibliografia dele é imensa e ainda falta muita coisa para ler... o problema é que os livros dele costumam ser caros, e eu evito comprar na Amazon, porque 1) não vou comprar tradução para o inglês quando posso ler o original em francês, 2) a Amazon francesa é muito cara, não os livros, porque os de bolso são até acessíveis, mas o frete em euro é proibitivo. Logo, fico na esperança de alguém me dar os livros de presente (minha mãe é responsável pela maior parte da minha pequena coleção), ou então peço no amigo oculto de Natal da família. No momento estou tentando completar a última série de livros dele para começar a ler. Tenho outros livros "solo" dele em casa que ainda não li, mas no momento ele não está se encaixando no Desafio Literário. :-( Ah, sim, ele tem um poder incrível, Christian Jacq faz você se apaixonar pelo Egito Antigo e ter certeza que viver lá nessa época era simplesmente o máximo. O amor dele é contagiante.

Amélie Nothomb - escritora belga absolutamente ensandecida. Seus livros são sempre muito curtos e nunca há continuações, e cada um é mais bizarro do que o outro, sempre tratando de assuntos pouco confortáveis (como a anorexia ou a gravidez precoce ou psicopatias), mas os melhores livros dela são os auto-biográficos (não é à toa que ela também apareceu na lista de personagens literários favoritos). Até o momento já li 4 livros dela desse estilo: Metafísica dos tubos (Metaphysique des tubes), Medo e submissão (Stupeur e tremblements), Ni d'Ève ni d'Adam (sem tradução ainda, mas seria algo como Nem Eva Nem Adão) e Biographie de la Faim (também sem tradução, mas algo como Biografia da Fome), todos muito bons. Em português se encontra ainda As Catilinárias (que é muito engraçado) e Higiene de um Assassino (que é surtado).

Neil Gaiman - estou numa fase de amor com Neil Gaiman, e graças a deus o marido é fã e portanto a nossa estante está cheia de livros dele para eu ler... inclusive andei presenteando o maridão com alguns livros que ele ainda não leu... acho que vou chegar primeiro :-) Mas o autor escreve basicamente livros de fantasia, além de ser bem conhecido no mundo dos quadrinhos (ele escreveu o best seller Sandman), e até hoje não conheci ninguém que não gostasse do seu trabalho (já li um blog cuja autora não gostava dos seus romances mas adorava os quadrinhos, então não conta, né?). Além disso ele tem um humor extremamente britânico e escreve livros infantis nada infantis. Neil Gaiman é só amor.




Dia 01 – Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?
Resposta aqui.
Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.
Resposta aqui.
Dia 03 – Como você escolhe seus livros? Por autor? Por assunto? Pela sinopse? Por uma indicação? Fale sobre isso.
Resposta aqui.
Dia 04 – Você costuma lê certo livro só porque ele está em voga? Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo só para estar na “moda” ou segue o seu próprio estilo de leitura?
Resposta aqui.
Dia 05 – Você costuma ler graphic novels e/ou gibis?  Gosta? Não gosta? Tem algum que seja o favorito? Fale sobre isso.
Resposta aqui.
Dia 06 – Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez. (Pergunta feita no Meme de 2010. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Resposta aqui.
Dia 07 – Você já pensou em escrever um livro? Se sim, sobre o que seria? Fale um pouco sobre o assunto.
Resposta aqui.
Dia 08 – Cite um livro que você gostaria que nunca acabasse. Por que?
Resposta aqui.
Dia 09 – O que você acha dessa “moda” de livros que acabam virando séries? É a favor? É contra? Não fede nem cheira? Diga o por quê.
Resposta aqui.
Dia 10 – Spoilers te assustam? Fica triste quando lê algum sem aviso prévio ou não faz diferença saber detalhes essenciais da história?
Resposta aqui.
Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro? Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?
Resposta aqui.
Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.
Resposta aqui.
Dia 13 – Cite um trecho de um livro que você gosta.
Resposta aqui.
Dia 14 – Você costuma frequentar bibliotecas? A biblioteca municipal? A da faculdade? Quantos livros costuma pegar? Fale um pouco sobre o assunto.
Resposta aqui.
Dia 15 – Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?(Pergunta  feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas. Ainda é o mesmo livro? Você acabou conseguindo o livro escolhido da época?)
Resposta aqui.
Dia 16 - O que te faz largar a leitura de um livro no meio do caminho? Que defeitos imperdoáveis um livro tem que ter para você abandoná-lo?
Resposta aqui.
Dia 17 – Na sua opinião, qual é o propósito da literatura? Entreter? Educar? Ampliar horizontes? Fale um pouco sobre isso.
Resposta aqui.
Dia 18 – Você costumar ler e-books? Ou prefere o bom e velho livro em papel? Por que? (Pergunta feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Resposta aqui.
Dia 19 – O que você acha da elitização da literatura? Você acha que realmente só é intelectualizado aquele que lê os clássicos da literatura? Que ler 1000 livros “de banca” não equivalem a 10 clássicos? O que você acha das pessoas que criticam a literatura “para a massa”, os blockbusters literários? É mesmo possível julgar o nível de intelecto de uma pessoa pelo que ela lê? Você tem algum preconceito literário?
Resposta aqui.
Dia 20 – Cite 3 livros especiais na sua vida. Fale sobre eles.
Resposta aqui.
Dia 21 - Cite 3 personagens literários favoritos. Fale sobre eles.
Resposta aqui.

Um comentário:

  1. nossa! adoro o christian jacq! me apaixonei pela série ramsés que encontrei uma vez na biblioteca, quase morri de chorar no 4° livro, tenho alguns e-books dele aqui, mas preferi livros de papel mesmo. to namorando uma série dele pra comprar no sebo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: