Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Persépolis


SPOILER FREE

Para não me cansar de Lost Girls, resolvi dar uma variada nesse final de semana e aproveitar que tinha acabado de chegar lá em casa Persépolis! Novamente com uma pegada oriental, esse quadrinho auto-biográfico conta a história da infância, adolescência e início da vida adulta de Marjane Satrapi, uma iraniana bisneta de um dos antigos imperadores do Irã.

Nascida numa família abastada, Marjane desde cedo conhece a guerra, tem familiares presos e torturados e vive a rebeldia daqueles que lutam contra a ditadura. Seus pais a mandam para a Europa na esperança de que lá ela possa viver melhor, longe da repressão crescente do regime Iraniano, e também a salvo da guerra Irã-Iraque. Mas ser estrangeira na Europa também não é nada fácil...

A Graphic Novel é muito boa, a história é muito interessante, e a forma como Satrapi aproveita para fazer críticas tanto aos iranianos quanto aos europeus é maravilhosa. O seu traço é simples, mas muito expressivo, o visual é muito agradável.

Mas não é Habibi. A arte gráfica não é tão bonita, e a história, apesar de ser muito forte e pesada também, não é tão comovente. Mas vale cada momento da leitura! Dá para entender um pouco mais o Irã e o seu povo, que nós temos tão pouco acesso. Fiquei com vontade de estudar mais sobre o país e a sua história... será que Marjane escreveu mais alguma coisa? Vou pesquisar!

Nota 9.

PS: Descobri que escreveu sim! Próximos livros a entrar na minha wishlist: Frango com Ameixas e Bordados!

Um comentário:

  1. Tenho o livro aqui em casa. Engraçado que na época de seu lançamento, tive uma forte impressão de que o livro tendia para o comovente. Bem, era essa a minha expectativa.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: