Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Miss Peregrine's Home for Peculiar Children


SPOILER FREE

Já não lembro onde vi a indicação para esse livro (andei procurando pelo meu google reader, mas não achei!), só sei que a capa e o que fiquei sabendo do livro me deixaram louca de vontade de lê-lo! Foi um daqueles livros que não durou nem um mês na lista de espera.

E que surpresa agradável! Hum, quer dizer, a história não é nada agradável ou leve, mas o livro é um dos mais divertidos e originais que li esse ano! O que faz desse livro tão peculiar, sem nenhuma dúvida, são as fotos que servem de ilustração. O autor fez uma bela pesquisa em coleções privadas de fotos vintage (todas são reais, apenas algumas foram levemente manipuladas digitalmente) para dar vida aos fatos e personagens. E que fotos! Nenhuma delas é "normal", e todas carregam um pouco de terror em si... eu sinceramente tenho medo de conhecer pessoalmente qualquer um dos modelos. E claro que fica no ar a questão: quem tiraria fotos assim?

Além das fotos, que são um extra muito bem vindo, a história em si é bem interessante. Jacob é um adolescente que passou a infância inteira ouvindo histórias fantásticas do seu avô, um judeu polonês que escapou do holocausto e mais tarde ainda foi lutar na guerra! E, apesar de convencido de que essas histórias eram apenas fantasias, um dia coisas começam a acontecer, e ele passa a ver que talvez elas sejam muito mais reais do que ele imagina... talvez os amigos de infância surreais do avô sejam reais, e pior, ainda estejam vivos! Para acrescentar ainda mais à história, tudo isso pode ser parte de uma trama ainda maior, perigosa e aterrorizante!

Em termos de qualidade, o texto deixa um pouco a desejar, como livro de estréia do autor, também não podemos exigir tanto, e por isso é passável. Mas o enredo é de fisgar o leitor e não largar o livro até o final! Já o final... bem, ele não está beeeeeem lá. Vai haver uma continuação, ainda sem nome ou data prevista de lançamento :-(

Realmente há espaço para um maior desenvolvimento da história e dos personagens, e uma sequência é interessante. Mas confesso que fiquei pensando na sua real necessidade no caso, ou se foi apenas uma jogada de marketing para conseguir mais dinheiro e aumentar a venda de livros do autor. O que aconteceu com os livros que se bastam em si mesmos? Acho que estão definitivamente fora de moda. Isso me deixa triste. E confesso que não era o que eu esperava.

Agora fiquei sabendo que, apesar de ter menos de um ano de lançado, os direitos para transformar o livro em filme já foram vendidos, e já há até rumores de um possível diretor para o projeto: Tim Burton. Combina com ele. Mas fica com mais cara ainda de que a divisão do livro em mais de um volume foi só uma forma de arrecadar mais dinheiro.

Apesar de tudo, o livro é um ótimo exemplar de literatura infanto-juvenil/young adults!

Nota 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: