Pesquisar este blog

domingo, 30 de dezembro de 2012

Luka e o fogo da vida


SPOILER FREE

Esse final de ano está tão agitado que me atrasei nessa resenha! Mas vamos, antes que o ano acabe!

Depois de reler "Haroun e o Mar de Histórias", estava morrendo de vontade de ler a quase continuação que Salman Rushdie escreveu para o seu filho mais novo, mais de 10 anos depois de lançar "Haroun". E o livro tem toques absolutamente autobiográficos que são lindos! E Haroun está lá, claro, como o irmão 18 anos mais velho de Luka, o que não deixa de ser fofo.

Para melhorar (afinal estamos falando de Salman Rushdie, então já começa muito bem), o livro é recheado de referências de tudo quanto é filme, videogame e seriado, e isso é uma atração à parte na leitura (e olha que certamente eu não percebi um monte delas). Em outras palavras, é um livro infantil absolutamente delicioso para jovens adultos.

A história é muito divertida, e a ideia de imitar um jogo de videogame com direito a fases e vidas que se perde e se ganha é absolutamente genial, imagino que para uma criança viciada em jogos seja uma atração à parte muito legal (eu certamente adoraria), só que misturada com todo o toque oriental à la Mil e Uma Noites de Rushdie fica simplesmente lindo. Eu acho que é o tipo de livro que se virasse animação seria uma das coisas mais lindas do mundo. Espero realmente que um dia alguém tope esse desafio.

Mas não se engane, o livro é infantil mesmo, mas aquele infantil de qualidade, que não trata a criança como estúpida, e é recheado de descrições belíssimas! E usa toda a história do videogame para introduzir ao mundo infanto-juvenil uma quantidade absurda de mitologia de todo o mundo (em termos de quantidade de deuses apresentados, Rick Riordan fica no chinelo, e na qualidade da escrita também, nem tem como comparar), além de detalhes absolutamente orientais.

O texto flui com uma leveza impressionante, é simplesmente delicioso de ler!

Nota 9,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: