Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Por favor, cuide da Mamãe


SPOILER FREE

Esse foi um livro que resolvi ler por conta de resenhas de outros leitores participantes do Desafio Literário. Isso e o fato de eu ter esbarrado com ele na livraria do aeroporto quando o meu livro estava quase acabando. O engraçado é que não o li nessa viagem, pois acabei dormindo no avião ao invés de ler, então ele ficou meio que empacado na estante até agora, pois ele não encaixava nos temas seguintes do desafio.

E que coisa boa eu ter comprado esse livro! Ele é realmente muito muito muito bom! Conta a história de uma família que veio do interior camponês da Coréia do Sul, os pais já estão velhinhos, os filhos crescidos e já no auge das suas carreiras. Como os filhos moram em Seul, os pais de vez em quando vão visitá-los, e numa dessas visitas a mãe se perde do pai na estação do metrô e some.

A partir daí o livro contém os relatos dos filhos e do marido sobre o drama da busca por Mamãe, e como, conforme eles tentam em vão encontrá-la, vão se lembrando do passado e como, na verdade, eles não sabem nada sobre a Mamãe. É uma história muito triste e mexe com a nossa culpa, pois apesar de se tratar de um caso extremo, o que impede as personagens de encontrar tempo cuidar de Mamãe são as coisas que impedem todo o mundo hoje em dia: a falta de tempo, o excesso de trabalho, enfim, a vida moderna. Confesso que liguei diversas vezes para a minha mãe essa semana, com todas as desculpas possíveis por causa desse livro.

Apesar de ser muito triste e falar de um sentimento tão ruim como a culpa, o livro é LINDO! E te prende de um jeito que você não quer parar de ler, até o final! Que é previsível, mas isso não é importante nesse caso, pois o que importa aqui não é o que acontece, mas como cada um está se sentindo. Um belo estudo sobre a melancolia.

Eu poderia falar mais do livro, mas só me vem spoiler na cabeça, então vou parar por aqui dizendo que vale a pena! Não é a toa que a autora ficou famosa na Coréia do Sul e esse livro virou um bestseller mundial! É o tipo de livro que parece tão real que você duvida que é ficção! Kyung-Sook Shin vai merecer uma busca por outros títulos... não podemos ignorar a primeira mulher a ganhar o prêmio Literário Man Asian Literary Prize, não é?

Nota 9,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: