Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Oriente, Ocidente


SPOILER FREE

Esse livro foi a minha boia salva-vidas na última semana enquanto eu estava lendo "50 tons de cinza", mas vou ser sincera com ele, apesar da comparação ser completamente desleal.

"Oriente, Ocidente" é um livro de contos do maravilhoso escritor Salman Rushdie, e contem 9 contos, os 3 primeiros são contos exclusivamente Orientais, tanto no tema quanto no estilo de narrativa, os 3 contos seguintes são Ocidentais, no tema, Salman Rushdie não consegue não ter um pezinho lá no Oriente quanto a sua forma de escrever (o que eu gosto muito, diga-se de passagem), e os 3 últimos são uma mistura do Oriente com o Ocidente.

E claro que todos os contos contem críticas extremamente mordazes tanto ao leste quanto ao oeste. Mas, não sei se é porque eu sou ocidental e a carapuça caiu direitinho, fiquei com a sensação de que ele pega mais pesado com o Ocidente. Enfim, isso não vem ao ponto.

O livro vem mais para mostrar como estamos mais próximos do que imaginamos e como um lado acaba por influenciar o outro, e como alguém como Salman Rushdie pode se sentir meio perdido, como se no final de tanta mistura de influências ele acabasse por não pertencer de verdade nem ao Oriente nem ao Ocidente (sensação muito bem descrita no último conto "O Corteiro"). E claro que tudo isso no melhor estilo do indiano, cheio de palavras inventadas, aquele ar místico oriental e o humor trágico característico do autor.

Com personagens tão variados como um porteiro do leste europeu vivendo em Londres, um embaixador indiano envolvido em conspirações, um pseudo-escritor inglês e um ladrão, Salman Rushdie nos leva numa viagem pela sua imaginação dividida entre o que é oriental e ocidental, e nos coloca numa encruzilhada para escolhermos o que preferimos, só para depois nos mostrar como isso não é importante, pois o ser humano continua igual, com os mesmos anseios e desejos, não importa onde ele vive ou qual é a sua cultura.

Nota 10.

Um comentário:

  1. Ai! A verificação dos comentários continua! Passo mais tempo tentando provar que sou humano (isso prova?) do que lendo o post e escrevendo o comentário. Vou ter que perder essa mania de ler e comentar.
    Ainda não li nada de Rushdie nem devo ler tão cedo. Isso porque minha pauta de leitura de livros adquiridos nos anos 80, ainda é grande.
    Mas, Laura, convido-a a passar em meu blog semanalmente e dar uma olhada no que será sorteado. Pode ser que algum título lhe agrade e você decida concorrer. Esta semana são dois livrinhos baratos, vendidos em bancas: "O ateu e o sábio", de Voltaire, e "A sujeição das mulheres", de Stuart Mill.
    Futuramente, ou você passa por lá, ou me informa seu e-mail, porque envio mensagem aos prováveis concorrentes, sobre o que está sendo sorteado.
    Agora, vamos à tortura!
    _Beijos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: