Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Skin of Glass


SPOILER FREE

Eis um livro extremamente diferente que me foi indicado por uma querida amiga da dança, "Skin of Glass - finding spirit in the flesh" de Dunya Dianne McPherson. Eu achava que era um livro sobre dança-meditação, mas descobri que é uma mistura de autobiografia com memórias.

O livro é emocionante do início ao fim, pois a vida Dunya é realmente fora do comum. Tudo começa com a dança clássica (balé) na sua infância, e na sua transformação em bailarina profissional. E tudo muda quando, em plenos anos 70, época do amor livre, Dunya acaba por sofrer um trauma na coluna que a impossibilita de dançar. Nessa época ela conhece um Mestre Sufi que a apresenta ao caminho da dança como forma de meditação e busca pela espiritualidade, através não só dos tradicionais giros sufis mas também da dança do ventre.

Dunya conta com detalhes como foi essa mudança de paradigma: a dança que era feita apenas para o olhar dos outros passa a ser feita apenas com o intuito de se olhar para dentro. E o que foi que ela encontrou dentro de si mesma nesse processo. Tudo isso narrado de forma extremamente poética e cheio de citações sufis e do Corão.

O interessante não é só o fato dela narrar toda essa transformação, mas ela também fazer isso do ponto de vista feminino, que contesta a espiritualidade "masculina" imposta a ela como sendo o único caminho a ser seguido pelo ser humano, além de estudar o papel da mulher na sociedade e nos relacionamentos. E nós acompanhamos a autora nessa viagem ao seu passado, que nem sempre traz boas lembranças, pois o caminho da espiritualidade não é desprovido de dor e decepções, tanto novas quanto desenterradas.

Fiquei absolutamente extasiada com o seu relato, e triste quando o livro acabou. Eu queria mais, muito mais. Agora vou correr atrás dos DVDs da autora, pois o livro não é sobre como meditar dançando, e sim como isso nos leva numa viagem para dentro de nós mesmos. E agora eu quero saber o caminho das pedras!

Quem curte autobiografias e memórias vai adorar esse livro. Quem gostaria de saber como é se entregar completamente à dança, leia o livro também. Quem gosta de livros sobre a espiritualidade também vai gostar. E para quem curte poesia, também é um ótimo pedido.

Nota 9 com muito zagroota*!


* nome dado ao grito ululante que as mulheres árabes fazem que denota contentamento, muito presente em festas de aniversário, casamento, e, no contexto da dança do ventre, de aprovação à bailarina. O famoso "lilililililililiiiiiiiii"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: