Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Stonehenge


SPOILER FREE

Bernard Cornwell me salvou com esse livro! Pois algo tinha que aliviar a leitura dos livros de "50 tons de cinza"! E, como sempre, o autor inglês deu um banho de história e literatura!

Mas é um livro peculiar, pois o autor é muito bom descrevendo cenas de batalhas e elas são extremamente raras nessa obra, além da dificuldade de se manter fiel aos fatos históricos (outra marca do autor) quando se trata da construção de um templo na época neolítica, é claro. Mas Bernard Cornwell supera a dificuldade criando uma história absolutamente fantástica de uma tribo cujo destino é construir um templo único e fabuloso que será objeto de culto e assombro por milhares de anos! E muitos personagens são importantes nessa narrativa, desde a criança aleijada que conseguiu sobreviver, o irmão mais novo que escapa da sede de sangue do irmão mais velho, até uma mulher de tão rara beleza que é considerada uma deusa. E assim, Bernard Cornwell conseguiu criar uma história onde se percebe que os grandes anseios do homem sempre foram os mesmos, a diferença são as ferramentas disponíveis para atingir os seus objetivos.

E tudo isso lindamente adaptado à forma como as pessoas viviam no final do terceiro milênio antes de Cristo! Com todas as limitações e dificuldades, pois essa era a era de bronze na Inglaterra, então as melhores armas e ferramentas eram feitas desse metal, que é bastante macio e pouco afiado em comparação com o seu sucessor: o ferro. Apoiado em diversas pesquisas arqueológicas, o autor cria uma trama que justifica a necessidade de se construir um templo daquele porte e trazendo pedras pesadíssimas de distâncias absurdas para a época, e nos conta uma versão muito verossímil de como o templo foi construído e para qual propósito.

É uma leitura muito intrigante, eu realmente fiquei surpresa com as possibilidades levantadas pelo autor! E em diversos pontos da história a minha vontade era de estar lá só para dar uma surra bem dada em alguns personagens! Afinal, desde sempre existiram pessoas que são boas de coração, enquanto outras são tão más que não conhecem limites para suas ambições, e outras são simplesmente loucas.

Mas o mais incrível é o que a união pode fazer! Stonehenge está de pé até hoje como prova disso!

Nota 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: