Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Viver de rir II


SPOILER FREE

Finalizando o mês de fevereiro do Desafio Literário eu selecionei a coletânea de contos "Viver de Rir II", organizada por Flávio Moreira da Costa.

É um livro que eu ganhei faz muitos anos, mas que, confesso, ainda não tinha me animado a tirar da prateleira, pois sempre havia algo que prometia ser mais interessante para ler, e que depois acabou meio que esquecido mesmo. É nessas horas que vejo como o Desafio é legal, e tem me ajudado a tirar a poeira de alguns livros abandonados.

Mas a coleção é uma continuação de outra coletânea, que eu não tenho, mas que também não faz falta. E não sei quão bom é o primeiro volume, só sei que o segundo é realmente muito divertido! Os autores presentes são:

-Voltaire: o francês está presente com 2 contos, que confesso que os achei chatos e moralistas.

-Mark Twain: 2 contos. Eu não entendo esse autor, às vezes eu amo de paixão o que ele escreve, às vezes eu detesto. Realmente não entendo. E fiquei triste porque dessa vez eu não gostei. Não gosto de humor baseado apenas em histórias onde todos os personagens são estúpidos.

-Tchecov: 3 contos. "A Condecoração" ganha destaque aqui, eu rolei de rir! Os demais são engraçadinhos, mas não me cativaram tanto. Mas o humor dele é interessante.

-Guy de Maupassant: confesso que eu não entendi a graça da história do guarda-chuva e da mulher pão-dura. Talvez ter trabalhado com seguros não ajude nesse caso também... mas enfim, só tem 1 conto dele.

-Qorpo Santo: o brasileiro de nome sem sentido escreve teatro do absurdo, só que 100 anos antes da época "certa". A sua peça faz o Monty Phyton parecer a coisa mais lógica do mundo. Não entendi nada. Me senti estúpida lendo as falas sem pé nem cabeça. E não, não achei engraçado. Graças a deus só tinha um texto dele.

-Machado de Assis: nosso célebre mulato pode ser chato escrevendo romances, mas confesso que curto os seus contos! E os 3 aqui presentes não foram exceção. Divertidíssimo.

-Artur Azevedo: outro escritor chato, mas cujos contos eu gostei! Acho que o fato do humor ser brasileiro, e, portanto, mais próximo da minha realidade, fez diferença!

-Saki: outro autor de nome absolutamente absurdo, mas tudo bem, combina com o tema. Os 2 contos apresentados são realmente divertidos, mas previsíveis. O personagem Clóvis chama atenção, e dá para entender porque ele é recorrente na obra do autor (segundo a apresentação no livro, eu nunca li mais nada dele nem nunca tinha ouvido falar).

-Ambrose Pierce: só tem gente com nome estranho nesse livro, sério. Mas o americano é representado não por um conto, mas por trechos de um livro chamado "Dicionário do Diabo", que consiste em nada mais nada menos do que em verbetes com definições muito mais interessantes para palavras comuns, como "absurdo", "beleza" e "homem". É GENIAL! Agora quero achar essa obra completa para ler!

-Alphonse Allais: não achei nada de mais, para mim não faz jus à alcunha "príncipe dos humoristas". Tem 2 contos mornos.

-Lima Barreto: primeiro brasileiro nessa coletânea cujos contos eu não gostei (são 3). Rasos e sem graça.

-Fernando Pessoa: quase morri de susto quando vi que estava presente aqui! Como assim, ele escrevendo contos de humor???? Pois é, a vida é uma caixinha de surpresas. Confesso que prefiro as suas poesias,eu esperava muito mais do seu único conto aqui presente.

-Luigi Pirandello: o italiano ganhador do Nobel sempre me surpreende. O seu único conto te deixa com gostinho de quero mais, além de render boas gargalhadas.

-Antônio de Alcântara Machado: já mencionei que os brasileiros estão com a bola toda nessa coleção? Pois bem, os 3 contos dele são ótimos, e fecham o livro com dignidade.

Nota 8,5.

3 comentários:

  1. Eu adoro Arthur de Azevedo, tenho o livro Contos Humorísticos. Bolo de rir sempre! Humor é um lance pessoal. Claro que há uma sofisticação de humor: torta na cara todo mundo entende, humor com referências não. E é claro que rola uma diferença etária por conta disso. Humor tem época.
    bjs,boa escolha! estou lendo um livro no kindle espetacular!! Dinner.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela!!! Saudades dos seus comentários! Você tem andado muito sumida!
      Depois me fala mais sobre esse livro!
      Bjs!

      Excluir
  2. Não conheço (ainda) este livro, mas em outras obras do Flávio M. Costa, parece, às vezes, que ele escolheu mal um ou outro trabalho, porém, olhando-se com mais cuidado, constata-se o enorme esforço feito em selecionar o melhor do melhor para seus leitores.
    Laura, estou transgredindo minha regra de comentar men os por aqui (já acabou com a verificaçao? Ainda não? Oh, que pena!) porque estou sorteando os "Poemas místicos" de Rumi, e vim lhe avisar caso queira recomendar aos seus leitores, ou mesmo concorrer (afinal, pode doar, se ganhar). O sorteio é no próximo sãbado, 09. Não há pré-requisito para se habilitar.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: