Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A Midsummer Night's Dream - Sonho de Uma Noite de Verão


SPOILER FREE

Por conta do Desafio Literário resolvi ler minha primeira peça de Shakespeare, afinal eu não tinha mais nenhum livro em casa com título que contivesse uma estação do ano, e "Sonho de uma noite de verão", apesar de não ser a peça mais conhecida, ainda assim é um clássico. Eu cheguei a comentar que eu tenho um grande tijolo em casa com a obra completa do dramaturgo inglês, mas, confesso que a preguiça foi maior (e uma tendinite chata no punho tornou proibitivo) e eu fui buscar uma alternativa mais leve.

Nessa busca, acabei por procurar na internet, claro, afinal, Shakespeare já pode ser encontrado em qualquer site de domínio público, mas foi num site voltado para o estudo de Shakespeare que resolvi o meu problema. O site não é bonito, nem muito organizado, mas é funcional e tem tudo ou quase tudo do escritor. Com direito a explicações e questões típicas do "vestibular" americano. Para quem curte o assunto, acho que vale a pena uma visita, é só clicar aqui.

Mas voltando ao assunto principal, confesso agora a minha falta de cultura, pois eu nada sabia sobre a peça, apenas que era uma comédia que foge aos padrões mais comuns shakespearianos e que, talvez por isso mesmo, é tida como de menos brilho. Como nunca realmente li nada dele, não tenho como julgar com muita propriedade, mas confesso que "A Midsummer Night's Dream" não me arrebatou.

A história é leve e fofinha, bem no estilo da época, com direito às confusões clássicas causadas por triângulos amorosos (ou quadrados, nesse caso) e também pela "magia", especialmente a que se apresenta na peça, baseada na mitologia grega do poder do cupido. Tem algumas frases de efeito, como era de se esperar também, mas nenhuma citação famosa vem dessa peça. E confesso que achei um pouco dramático demais também, o que não deixa de ser compreensível, afinal o texto foi escrito para ser uma peça, não um livro.

No final das contas, um dos problemas é que eu esperava mais. Expectativa pode ser um grande problema. De qualquer forma, serviu para preencher uma lacuna cultural, e me divertir num dia morto entre um final de semana e um feriado.

Nota 8.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: