Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Bordados


SPOILER FREE

Depois de ter a-m-a-d-o o livro Persépolis, da iraniana Marjane Satrapi, saí correndo atrás de tudo o mais que ela tivesse escrito, e esse é a primeira Graphic Novel dela que resolvi ler esse ano! (teremos outras futuramente)

E preciso dizer que Marjane me surpreendeu novamente! Bordados não só mostra como as mulheres iranianas tratam de forma muito aberta alguns assuntos que por aqui as moças ainda têm vergonha de conversar com as amigas, como mostra que nós conhecemos muito pouco sobre a cultura desse país.


As pequenas histórias contadas por Marjane, sua mãe, sua avó e amigas não só são muito divertidas e surpreendentes em sua franqueza, como na verdade são comuns a mulheres no mundo inteiro. E não só isso, aparentemente lá no Irã as mulheres possuem um espaço entre elas para discutir esses assuntos íntimos, de forma a colocar para fora os seus problemas (quase uma terapia), mas também para simplesmente fazer fofoca. E isso tudo é visto de forma positiva, como uma forma de estreitar os laços entre elas e "aliviar o coração". Confesso que fiquei com invejinha.


Numa sessão feminina, que aqui no Brasil poderíamos chamar de tricô, lá se chama "bordados", só que no Irã essa sessão realmente é "proibida" para os homens, sendo um momento exclusivamente feminino e onde diversas gerações têm a oportunidade de trocar experiências!

Leitura obrigatória para quem curte assuntos femininos, do Oriente Médio, ou simplesmente queira rir a plenos pulmões.

Nota 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: