Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de abril de 2013

Conto de Inverno


SPOILER FREE

Finalizando o mês de abril do Desafio Literário, mais uma peça de Shakespeare com título de estação do ano! "Conto de Inverno" é uma peça que eu confesso que nem sabia que existia, e diferentemente de "Sonho de uma noite de verão", não é uma comédia.

Com um enredo aos moldes de uma tragédia grega (com direito a personagens de nomes gregos também), a história trata de um Rei, Leontes, que cego de ciúme, acaba por acusar a sua Rainha Hermione de traição com outro Rei, Polixenes, seu amigo de infância. No meio do caminho só acontece um monte de tragédias, até que um oráculo prevê que tudo poderá ser resolvido quando o Rei reencontrar sua filha perdida.

Confesso que os primeiros dois atos são tão pesados, e dá tanta raiva do tal Rei que eu achava que o final certamente seria trágico. O que não se provou verdadeiro, me deixando com o espírito mais leve para o feriado de amanhã.

De qualquer forma, eu confesso que esperava mais da história e dos personagens, que são extremamente simples e previsíveis. E a parte inicial da história com toda a ciumeira histérica o Rei Leontes me deixou extremamente irritada, afinal, fica claro que o Rei sofre de histeria, e que quem paga o pato na brincadeira é a pobre Rainha, que sendo mulher, não pode ser defender na sociedade da época.

A partir daí confusões, pseudo-traições e muitas coincidências garantem uma história interessante com um final feliz. Extremamente clássico, mas nada demais.

Nota 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: