Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de abril de 2013

O Jardim e a Primavera - A História dos Quatro Dervixes


SPOILER FREE

Seguindo o Desafio Literário, que nesse mês contempla as estações do ano, tirei da prateleira mais um livro sufi! O Jardim e a Primavera é uma grande colcha de retalhos de histórias tipicamente orientais, compiladas por Amina Shah, uma das filhas de um grande mestre sufi, e que passou a infância e a vida cercada de histórias maravilhosas, sendo ela mesma uma contadora de histórias de mão cheia. Também reza a lenda que essas histórias desse livro em particular foram responsáveis pela cura de um mestre sufi, e por conta disso ele as abençoou, de forma que todos aqueles que as lêem terão a sua saúde restituída.

O livro ainda tem duas introduções, uma de Doris Lessing, falando sobre a história de vida de Amina e da história contada no livro (porque no Oriente as histórias também têm história), e outra de uma professora brasileira de literatura cujo nome me escapa, mas que faz uma análise muito legal sobre a importância das histórias e da tradição oral na cultura tanto oriental, quanto ocidental, apontando também as diferenças de pontos de vista de grandes estudiosos do tema, incluindo Tolkien!

As histórias do livro se sucedem de uma forma muito interessante, tudo começa quando um rei resolve fazer uma espécie de retiro espiritual, durante o qual ele encontra quatro dervixes, e conforme cada um vai contando a sua história, outras histórias vão surgindo, numa sucessão de personagens e narradores, como se cada história contivesse muitas outras dentro de si. E todas as histórias são recheadas de reis, príncipes, jóias e tesouros magníficos, mulheres de rara beleza, djins e fadas, tudo na melhor tradição oriental e sufi.

É o tipo de livro que você começa e ler e quando repara está com um sorriso no rosto. Absolutamente delicioso e imperdível.

Nota 10.

2 comentários:

  1. Esse parece ser exatamente o tipo de livro que eu gosto, com histórias dentro de histórias dentro de histórias... Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. É o tipo de livro que você começa e ler e quando repara está com um sorriso no rosto. Absolutamente delicioso e imperdível.

    Adorei, isto!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: