Pesquisar este blog

domingo, 28 de abril de 2013

O Mundo Falava Árabe


SPOILER FREE

Estou numa fase muito interessante nas minhas leituras, descobrindo diversos livros diferentes... esse livro em particular eu comprei na minha primeira visita a nova Livraria Cultura no centro do Rio de Janeiro porque não consegui resistir. Primeiro porque é um livro escrito em português sobre um tema que ninguém escreve em português, segundo porque trata de uma fase muito interessante do mundo árabe, o início da decadência do grande império muçulmano que dominou o mediterrâneo (mais especificamente o sul da Espanha), que foi seguido de outro grande império muçulmano: o Otomano.

A origem da obra de Beatriz Bissio, como se pode perceber pelo tema, é na verdade uma tese de doutorado sobre como os árabes se relacionavam com o espaço e o seu significado para eles nessa época. Para tal, a autora lança mão dos seus estudos sobre duas grandes importantes figuras dos séculos XIII e XIV do mundo árabe: o historiador e embaixador Ibn Khaldun (alguns dizem que foi um dos criadores dos fundamentos da história moderna, e também de alguns fundamentos da sociologia moderna), e o viajante, praticamente de profissão, Ibn Battuta, que conseguiu viajar por uma distância 3 vezes maior do que Marco Polo, sem sair do domínio islâmico! E claro, escreveu um grande "diário" com as suas peripécias, que  duraram uns 30 anos. (o diário está entre aspas porque 1- foi escrito de uma vez e não ao longo da sua vida, e 2- porque na verdade ele ditou as suas experiências para um poeta (!!!!) colocar no papel para ele)

O livro é dividido em 7 capítulos que tratam de partes específicas do tema. Os três primeiros são mais genéricos e abordam a história em geral da época para situar o leitor, enquanto os quatro últimos tratam mais especificamente da obra dos dois autores estudados e analisa mais esmiuçadamente a questão do muçulmano (ela vai além do árabe, pois os muçulmanos se vêem como uma só nação nessa época, sem distinção de origem) com a organização do espaço, com a civilização e a sua própria história até então.

A leitura, apesar de densa em alguns momentos, é bem mais leve do que eu supunha, e o tema é definitivamente fascinante. Podemos aprender muito no livro da Beatriz Bissio sobre como os árabes se vêem e se relacionam com o mundo e com os outros, e claro, aprendemos coisas interessantíssimas como a quantidade bizarra de palavras em árabe que podem ser usadas para descrever o deserto. Além de aprender que os grandes responsáveis pelo fato das grandes obras escritas clássicas gregas só chegaram na Europa, e nos dias de hoje, por conta dos árabes! Também aprendemos que sem a influência árabe e o seu grande centro de estudos e de cultura e filosofia em Córdoba, a Europa não teria acesso às obras e pensamentos que deram origem ao Renascimento. E relembramos que essa influência foi muito maior do que paramos para imaginar, pois afinal, eles dominaram por 7 séculos essa região!

E tudo isso com um monte de mapinhas explicativos!

Para quem curte o tema e uma leitura um pouco mais densa mas agradável, fica a dica!

Nota 9.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: