Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de maio de 2013

O Mágico de Oz


SPOILER FREE

Eis uma grande descoberta devida ao Desafio Literário! Primeiro, descobri que o filme se originou numa peça de teatro, que por sua vez foi baseada num livro! Outro fato curioso: foi o próprio autor do livro que ajudou na adaptação para os palcos, ajudando inclusive nas músicas! Que, por sua vez, foram usadas no famoso filme com Judy Garland e estão de volta às paradas de sucesso no Reino Unido devido à morte da Margaret Tatcher (ainda não soube do renascimento do hit "The Witch is Dead" - a bruxa está morta?). Para completar a lista de curiosidades, além de ser livro, peça e filme, o livro ainda por cima é citado em outro filme! (a saber, "Coração de Tinta", segundo esse blog aqui, que tem uma lista bacana de livros citados em filmes.)

Escrito por L. Frank Baum, e seu primeiro livro infantil de sucesso, "The Wonderful Wizard of Oz" acabou virando uma série de livros (são mais de 10 volumes!), porém somente o primeiro livro entrou no hall da fama da literatura, e o autor nunca mais escreveu nada muito digno de nota.

Independentemente disso, O Mágico de Oz é um livro fofo e divertido de ler. A história é realmente muito parecida com a mostrada no filme (preciso assistir novamente urgente), e as partes cortadas acabaram por ser mencionadas no filme novo do James Franco, "Oz, Mágico e Poderoso", o que tornou a leitura ainda mais divertida. É interessante notar como o estilo das histórias para crianças mudou ao longo dos anos, pois como essa é uma história infantil escrita no século XIX, aqui não há o menor pudor em mencionar mortes violentas (decapitação, pelo visto, estava na moda), e bruxas más à moda antiga (apesar de que eu esperava mais descrições das maldades inomináveis, dado que tem tantas mortes fúteis no livro).

Mas não se iluda, ainda é uma história infantil, e para crianças pequenas! A própria personagem principal (vivida no filme por uma Judy Garland com umas 4 vezes a idade da personagem do livro) é uma menininha muito pequena, de uns 4 ou 5 aninhos, que é tão inocente e bobinha que dá dó. A trama também é simples, apesar de longa para um livro infantil, mas as soluções no final da história são meigas (com exceção da bruxa, coitada, as bruxas sempre se dão mal nessas histórias). Aproveito para avisar que a famosa frase "não há nenhum lugar como a nossa casa" não está no livro. Confesso que fiquei triste com isso.

Nota 8 pela fofura.

3 comentários:

  1. Além disso, deu origem a um dos melhores musicais, o "Wicked", versão do Mágico de Oz pela visão da Bruxa Má!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade esse musical surgiu de outro livro! Escrito por Gregory Maguire, que realmente mostra a história pelo lado da Bruxa, e que já tem até continuação (que ainda não li)
      A prova está aqui:
      http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/1748848/maligna-para-os-que-amam-ou-odeiam-o-magico-de-oz-a-versao-da-bruxa-wicked

      Excluir
  2. A frase que aparece no livro é: 'Nosso lar é o melhor lugar do mundo"

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: