Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Tão veloz como o desejo


SPOILER FREE

Depois de "descobrir" a autora mexicana Laura Esquivel no Desafio Literário do ano passado com o bestseller "Como água para chocolate", fiquei morrendo de vontade de ler mais livros dela. Para a minha alegria, minha linda sogra me deu mais dois livros dela! E "Tão veloz como o desejo" caiu como uma luva no tema desse mês do Desafio Literário: romances psicológicos.

O livro traz a história de Júbilo, um homem com o dom da comunicação, e com a capacidade inata de trazer alegria para todos a sua volta. Todos exceto o grande amor de sua vida, Maria Luz, chamada de Lucha. Numa narrativa comovente, a filha de Júbilo, Chuva (é isso mesmo, esse é o nome dela, e durante a história a escolha do nome é explicada), auxilia o pai durante a sua doença na velhice, e entre os problemas causados pela cegueira e pela perda da capacidade de falar do seu pai e as visitas de amigos de longa data, ela vai redescobrindo o passado de Júbilo e Lucha, e entendo como um casal tão perdidamente apaixonado se tornou distante o suficiente para ficarem 52 anos brigados.

Para dar um tempero especial na história, a autora ainda acrescentou a mitologia e a numerologia asteca, resgatando as origens do verdadeiro México!

Além disso, a história é cheia de reviravoltas, e para melhor ilustrar porque cada personagem reage de determinada forma, o livro é escrito a partir da perspectiva e dos sentimentos de cada um deles. É só assim que é possível compreender como um homem capaz de entender toda e qualquer mensagem subjetiva pode chegar ao ponto de se divorciar do grande amor da sua vida.

Apesar de achar o livro um pouco curto (eu queria mais), gostei demais da leitura. Achei tudo lindo, desde a história até a forma como é apresentada a mitologia asteca. E quase, quase chorei no final (coisa raríssima). Laura Esquivel continua crescendo no meu conceito e no meu coração!

Nota 9,5.

PS: Quem será a tal mulher bem vestida???? Mistério...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: