Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de julho de 2013

O vermelho e o negro


SPOILER FREE

Quando a pessoa aqui, que devora livros como uma louca, demora um mês inteiro num livro de menos de 400 páginas é porque tem algo errado. Nesse caso, é com o livro mesmo.

Gente, O Vermelho e o Negro é um dos livros mais chatos que já li na minha vida. Fazia muito tempo que eu não encarava uma coisa dessas, até Madame Bovary foi menos chato e durou menos tempo.

Originalmente eu o escolhi para o tema "romance psicológico" do mês passado do Desafio Literário, mas demorei tanto para ler que ele acabou reclassificado em livros com cor ou cores no título. A única coisa interessante no livro é que sim, o título tem a ver com a história, se considerarmos que o "vermelho" é a cor da nobreza e o "preto" a cor da igreja (com base nas roupas usadas na época).

Fora isso, a história é chata, os protagonistas são chatos e absurdamente inconstantes psicologicamente falando (daí a classificação como "romance psicológico"), e o narrador gosta de descrever cada nuance dessa inconstância, de forma a deixar a leitura mais chata ainda. Não entendi porque Stendhal é tão famoso, sua escrita é modorrenta, e ele mesmo não consegue se decidir o que acha dos próprios personagens. Ele consegue fazer a sua narrativa ser sobre tudo e ao mesmo tempo sobre nada, tão inconstante quanto os seus próprios personagens.

Nota 3.

3 comentários:

  1. Que bom que você voltou! Apesar de não ter comentado no blog, sempre venho ler suas resenhas e acabo escolhendo algum livro para ler, como o caso da Mulher de Pedra.
    Estava doida para ler O Vermelho e o Negro, mas vou deixar para outro momento.
    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, obrigada :-)
      Pois é... fiquei um pouco longe, mas dessa vez foi mais forte do que eu! rsrsrsrsrs
      Dependendo do seu gosto você pode até curtir O vermelho e o negro, mas eu confesso que não indicaria para ninguém! rsrsrsrsrs
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu ia ler esse livro pro desafio, mas só tenho em francês, ainda bem que nao li, se já é dificil na lingua materna, imagine em outro idioma... rsrs

    http://organizando-o-caos.blogspot.ca/2013/07/desafio-literario-noites-brancas.html

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: