Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

God dies by the Nile


SPOILER FREE

E depois de ficar um bom tempo sem escrever por aqui por conta de uma viagem, e claro, por conta da volta da viagem (as coisas acumulam que é uma loucura), voltei com estilo! No mês dedicado à vingança no Desafio Literário, resolvi passear pelo conturbado Egito com a egípcia Nawal El Saadawi.

Escolhi esse livro por 2 motivos, o primeiro é que eu gostei demais de outro livro da autora ("Woman at point zero"), o segundo é porque na contracapa dizia que o livro era sobre a vida de uma mulher camponesa cujas sobrinhas sofrem nas mãos do prefeito da sua cidade e ela resolve se vingar. Perfeito, né?

Apesar dessa história não ser tão contundente na questão feminina, Nawal El Saadawi abrange o leque de problemas sociais retratados nesse livro, pois ao invés de se ater aos problemas das mulheres egípcias, ela aborda também os problemas do interior do Egito, onde os camponeses sofrem nas mãos dos seus governantes (bondade chamar assim, capataz é bem mais adequado) e também das suas crenças despropositadas (a velha história de que apesar de não estar no Corão as pessoas ainda pensam de determinada maneira como se estivesse - é claro que esse tipo de coisa é válida para qualquer sistema religioso, mas enfim). Tudo isso de forma bem explícita e com histórias de arrepiar.

A única coisa que me deixou chateada é que, apesar de ter a tal mega vingança mencionada na contracapa, o livro não trata exclusivamente do assunto, e eu confesso que esperava uma construção mais elaborada para o ato final. Tudo bem que eu esperar algo super elaborado ou montado com maquiavelismo por uma camponesa egípcia de origem absurdamente humilde era algo pouco lógico, mas fazer o que, né?

Apesar disso, a autora egípcia está cada vez mais ganhando o meu respeito, seus livros são marcantes e deixam traços indeléveis nos seus leitores. Ela mostra a verdade de forma tão nua e crua que é impossível ficar insensível. Por conta disso mesmo também não recomendo a leitura em série dos seus livros, pessoalmente, acho que eu ficaria deprimida se fizesse isso.

Nota 10.

Um comentário:

  1. Gostei muito da sua dica, estou querendo me aventurar pela literatura do oriente médio.

    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: