Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A street cat named Bob



SPOILER FREE

Essa resenha vem um pouquinho atrasada, mas ainda dentro do prazo das leituras do mês do Desafio Literário, cujo tema para outubro é histórias de superação.

Esse livro, para variar, também tem uma história. Eu já conhecia por alto a história contada por causa do Facebook do James Bowen, que é cheio de fotos fofíssimas do Bob. E quando eu fui a Nova Iorque nesse último julho, acabei não resistindo e comprando o livro na bela livraria Strand, que é simplesmente a livraria mais simpática que já visitei, com funcionários antenados no assunto livros e sessões no mínimo curiosas, como a para adoradores de gatos (me identifiquei prontamente, claro), que foi onde dei de cara com o livro por um preço amigável.

Contada a história do livro, vamos à história no livro.

James Bowen é um viciado em drogas que sobrevive nas ruas de Londres tocando música, até que um dia ele encontra um lindo gato abandonado no seu prédio. Depois de cuidar do gato e eles se tornarem amigos inseparáveis a amizade entre homem e felino transforma a vida de James, que finalmente consegue abandonar o vício e começa a reconstruir a sua vida. Tudo regado a cenas fofíssimas do Bob, que é um gato extremamente carismático. (procure no youtube, você não vai se arrepender)

Agora, o livro foi realmente escrito pelo James Bowen, o que é interessante, mas aí você lembra que ele é um músico fracassado em recuperação de vício em drogas que não chegou à faculdade (sem juízos de valor, o Neil Gaiman também não fez faculdade) por conta de uma adolescência conturbada e regada a substâncias ilícitas. Preciso dizer que o texto não é bom, ou isso já é óbvio?

Enfim, a história em si é muito fofa, muito linda e muito tocante. Mas o texto definitivamente não faz jus ao seu conteúdo. Certamente é o tipo de história que funcionaria muito melhor sendo transposta diretamente para um filme ou documentário do que num livro auto-biográfico. Mas levando em consideração toda a superação do autor, eu também acho um esforço muito legal e digno de mérito ter escrito um livro. Não foi à toa que o comprei  :-)

Se você quer dar uma força ao James e ajudar, compre o livro (já saiu em português como "um gato de rua chamado Bob"), mas tenha consciência das limitações daquilo que está comprando. E não deixe de ver os vídeos e fotos, são realmente muito fofos e merecem muita babação.

Nota 6,5 porque o Bob é tudo de bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: