Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Beautiful Chaos


SPOILER FREE

Continuando a fase de fastfood literário, li o terceiro livro "das luas" (em português o título ficou dezoito luas, coisas que só a tradução brasileira de títulos consegue fazer). Aqui as autoras finalmente resolvem sair do clima Crepúsculo e resolvem fazer algo original, o que me deu muito alívio.

Não que o clima adolescente da história tenha diminuído, ele continua lá firme e forte, mas pelo menos está mais disfarçado debaixo de uma grande camada de ação e adrenalina, que nesse volume permeia a história desde o início até o fim. E que fim! Não digo que seja o mais original do mundo (já vi acontecer em outras séries de livros de fantasia), mas sem dúvida é um final corajoso. Meu respeito às autoras por isso. Nesse ponto elas me lembraram o Joss Whedon e digo isso de uma forma positiva, apesar da mania que eles têm em comum poder ser irritante de vez em quando.

A qualidade da escrita até deu uma melhorada (ou eu me acostumei... melhor não pensar nessa alternativa), mas ainda não ficou lá essas coisas. Talvez seja apenas a atenuada no clima adolescente da história que tenha me dado essa sensação. Qualquer que seja o motivo, tornou a leitura mais agradável e para mim isso é o que conta.

Só para não dizer que não falei nada do plot sem dar spoiler: nesse volume, o mundo está indo para o saco, literalmente falando, por conta do que aconteceu no final do livro anterior. E agora os heróis da história estão numa busca desenfreada pela solução do problema (aí está a razão pela adrenalina constante), e nessa busca eles esbarram em um problema atrás do outro. Graças a deus os problemas já não envolvem o clichê de histórias adolescentes "será que ele/a me ama?", e sim apenas um monte de situações que podem terminar em sangue, morte e destruição (como se isso já não fosse iminente pela premissa da narrativa, mas tudo bem, pra quê apressar esse tipo de coisa não é mesmo?). Não é a toa que título em inglês é "belo caos", ele realmente tem uma razão de ser (pessoalmente eu acho melhor do que a tradução, apesar dela ainda fazer sentido nesse livro).

Nota 8 porque melhorou com relação aos livros anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: