Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Beautiful Darkness


SPOILER FREE

E como o mês de setembro estava no final e não daria tempo de ler mais um livro do Saramago dentro do prazo do Desafio Literário, resolvi matar o tempo com o que eu tenho chamado de fastfood literário. Sabe aquele tipo de livro que você sabe que não é bem escrito (assim como fastfood não alimenta de verdade), mas te diverte horrores mesmo assim (análoga aquela sensação de comer algo gorduroso que você sabe que não faz bem mas é gostoso assim mesmo)?

Pois é, a continuação de Beautiful Creatures se encaixa perfeitamente nessa descrição. Beautiful Darkness, ou Dezessete Luas em português, é um livro divertido, apesar de mal escrito, seguindo a receita mostrada no primeiro volume. A comparação com Twilight aqui é ainda mais perfeita, pois Beautiful Darkness é a versão de Kami Garcia e Margareth Stohl para Lua Nova, trocando o sexo da personagem principal e vampiros por bruxas. E não estou exagerando nessa comparação, a trama é exatamente a mesma: personagem principal é largado pelo amor da sua vida, que está numa fase ruim e busca a auto-destruição. O livro todo se passa na tentativa da personagem principal encontrar o seu grande amor antes que seja tarde demais.

As grandes diferenças entre esse livro e Twilight é que 1) o personagem principal não é chato nem incoerente; 2) o personagem principal sofre mas não tenta se matar quando é abandonado pela namorada; 3) os demais personagens e a relação entre eles fazem sentido; 4) o mundo onde se passa a história é coerente. Em outras palavras, Kami Garcia e Margareth Stohl deram um banho na Stephenie Meyer novamente. O único defeito das autoras é realmente não saberem escrever bem. Mas isso pode ter remédio, ainda tenho esperanças quanto aos próximos 2 livros da série.

Claro que o tema extremamente adolescente me incomodou novamente, mas como entendo que era esse o objetivo, não considero como um defeito do livro, é só algo que eu não gostei.

Nota 7,5 assim como o primeiro volume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: