Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O tempo entre costuras



SPOILER FREE

E dando prosseguimento ao Desafio Literário, com o tema histórias de superação, resolvi tirar da estante um livro que ganhei de aniversário no ano passado. E vou adiantando que o meu sogro (que me deu o livro) tem realmente bom gosto para livros (ou ele ou a namorada dele, dependendo de quem escolheu esse título rsrsrs). Dessa forma posso concluir que a família do meu marido tem bom gosto literário (minha sogra também é ótima escolhendo livros).

Divagando um pouco, vou sentir falta dessas histórias dos livros quando eu começar a ler apenas e-books... comprar livros pela internet não é tão divertido ou marcante quanto comprar numa livraria, e ganhar livros também é legal, não sei se vou lembrar tão bem de quem me deu cada livro se começar a receber notificações de presentes por email.

Reminiscências à parte, o livro conta a história de uma costureira de origem humilde de Madri, que se apaixona perdidamente por um cafajeste. Eles fogem juntos para o Marrocos e lá ela é abandonada por ele sem um tostão. Enquanto isso é deflagrada a guerra civil espanhola, e depois a Segunda Guerra Mundial, e por isso ela não pode voltar para a sua casa na Espanha.

A partir daí o livro trata de como essa mulher tão machucada emocionalmente se reergue até o ponto de se tornar uma famosa costureira de alta costura durante a Segunda Guerra Mundial. E apesar de parecer algo extremamente improvável, a história é convincente! E eletrizante! Nunca imaginei que uma história cheia de detalhes sobre costura pudesse ser tão interessante.

A autora, María Dueñas, é uma iniciante, e esse é seu primeiro romance publicado, mas sua escrita não transparece isso, talvez por ela ser historiadora. O enredo é muito bem elaborado, extremamente realista, e bem fundamentado historicamente falando (até porque muitos personagens são reais e há toda uma bibliografia no final do livro para fundamentar o que foi usado). A construção psicológica dos personagens também é muito boa, e é um dos pontos altos da obra, que é escrita na primeira pessoa pela personagem principal, como se fossem memórias.

O livro me surpreendeu muito positivamente, pois confesso que fiquei com receio dele escambar para o típico água com açúcar, ainda mais com uma escritora iniciante, mas definitivamente não foi o caso. A superação da protagonista é linda e emocionante de acompanhar (emocionante no sentido de ter muita adrenalina, por incrível que pareça), e a qualidade do texto é surpreendente. Gostei muito, apesar do final não ter me deixado satisfeita, pois eu queria mais, muito mais! Talvez umas 100 páginas a mais teria sido bom, mas entendo que a autora ficasse com receio ou de ficar longo demais ou de começar uma série (respeito muito o autor que evita fazer séries numa época em que isso é quase uma norma e uma forma de ganhar mais dinheiro).

Nota 9.

Um comentário:

  1. a sogra quer ler! lembrando, o livro da sogra também é sobre superação! Cafezinho com Biscoitos, editora Descaminhos, em kindle!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: