Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de outubro de 2013

The beginning and the end


SPOILER FREE

Ainda com o tema de histórias de superação, do Desafio Literário, escolhi mais um livro do Prêmio Nobel de Literatura Naguib Mahfouz (ou em outra opção de transliteração Nagib Mafuz). "The beginning and the end" infelizmente é um livro difícil de encontrar traduzido, seja em inglês ou em francês, em português ainda não tem, mas eu consegui comprá-lo pela Betterworldbooks.com uma espécie de sebo internacional que faz doações toda vez que você compra um livro com eles. E a edição que encontrei ainda é especial (essa da capa aí em cima) porque é da American University of Cairo, que publica livros em inglês no Egito (e só vende lá também).

Isso significa que a tradução é como um verdadeiro árabe teria feito para o inglês, mantendo quase literalmente a poesia original do texto, tão comum na prosa (e na música*) árabe e que às vezes se perde nas traduções. Mas isso também significa que às vezes faltam aspas, ou uma palavra ou outra está escrita errado, e em raríssimas ocasiões o texto não faz lá muito sentido.

Nesse lindo livro, Naguib Mahfouz nos conta a história de uma família que vive no Cairo durante a Segunda Guerra Mundial, e está muito bem de vida, até o momento em que o pai e único provedor da casa morre repentinamente. Numa situação de desespero e beirando a pobreza extrema, a família precisa sacrificar a reputação dos dois irmãos mais velhos (um primogênito solto na vida e uma filha considerada feia que chegou aos 23 anos solteira) para não passar fome e possibilitar a continuidade da educação formal dos dois irmãos mais jovens, grandes esperanças de dias melhores no futuro, caso eles consigam terminar sua educação e consigam bons empregos.

Naguib Mafouz destila poeticamente e para deleite do leitor as transformações que cada membro da família precisa passar para superar essa fase tão negra das suas histórias em comum, o que nem sempre o orgulho de alguns permite, enquanto outros acabam se degenerando completamente no processo. Todos precisam fazer sacrifícios pelo bem do núcleo familiar, e cada um lida com o seu quinhão de forma diferente, onde alguns conseguem passar pelo processo de superação, enquanto outros se perdem pelo caminho.

"The beginning and the end" é um livro lindo, poético e extremamente dramático, pois os sacrifícios exigidos são muito grandes, ainda mais numa sociedade onde a honra e um passado incólume são imprescindíveis para garantir um futuro de riquezas numa teia social extremamente desigual e conservadora. Dessa forma, o autor faz um belo retrato da sociedade cairota (e egípcia como um todo), sem deixar de lado as suas pungentes críticas tão características ao seu estilo (Mahfouz era filósofo e nacionalista).

Nota 10, para variar.

*como bailarina de dança do ventre, vivo procurando traduções de músicas árabes e confesso que ler esse livro foi como ler uma boa tradução de uma música do estilo da Oum Kalsoum com mais de 300 páginas. Simplesmente sublime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: