Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A casa dos espíritos


SPOILER FREE

Confesso que ultimamente tenho tido muita vontade de ler esse livro, mas o seu preço salgado aliado a uma estante lotada de livros esperando a sua vez (que agora além de ser física é também virtual por causa do Kindle), acabei protelando indefinitivamente a sua leitura. Até que veio o Desafio Literário desse mês com o tema Livros Proibidos e ele estava na lista de leituras indicadas. Aí confesso que deu coceira. Tipo assim, comecei a buscar loucamente uma alternativa para arranjar o livro, e nos sebos só tinha edições muito velhas que não fariam bem à minha saúde, na Amazon só tinha a versão em inglês (no, thank you) ou em espanhol (que vergonhosamente tenho muita dificuldade em ler), e nas livrarias à moda antiga o preço estava realmente salgado.

Até que semana passada, fui com a minha mãe trocar um DVD que ela comprou errado e sobrou uma graninha... daí sugeri a ela dividirmos o custo do livro e ela topou! Ela também queria ler, então foi um bom negócio para ambas.

Finalmente de posse de um exemplar comecei a ler! E me surpreendi positivamente. Explico: quando era pré-adolescente eu vi o filme, e achei chatérrimo, tão chato que nem me lembrava mais da história, e foi justamente por causa do filme e dessa experiência que fiquei tantos anos sem vontade de ler Isabel Allende. Mas depois de ter algum contato com outras escritoras latino-americanas e sabendo que o livro contava como era o Chile na época do golpe, voltei a me interessar. E valeu muito a pena!

Isabel Allende acertou em cheio em A Casa dos Espíritos. O livro é lindo, e bem escrito até a última vírgula. E como se trata de um romance histórico, a impressão que você tem é que se trata de uma história absolutamente real (apesar dos seus elementos mágicos, que são tratados de tal forma que parecem possíveis e normais). Confesso que fui buscar a biografia da autora na internet para ver até que ponto o conteúdo do livro não poderia ser real, e infelizmente descobri que muito menos do que eu gostaria que fosse o é.

Mas no fundo isso não importa, porque real ou não a história que é contada poderia muito bem o ser, e por isso ela nos deixa tão arrebatados, e seus ensinamentos são tão importantes em termos de não repetirmos o passado. Gosto de pensar, também, que esse é um livro atemporal, desses que durarão gerações e que possa servir de testemunho do que acontece quando as pessoas querem se manter no poder sem medir consequências. Além de mostrar até que ponto o ser humano é capaz de chegar, o que não é nada lisonjeiro para a nossa espécie.

Para quem não sabe do que se trata, A Casa dos Espíritos conta a história das mulheres de uma família ao longo de três gerações no Chile, desde o início do século XX, até o golpe que derrubou o presidente Salvador Allende. Além de fazer um retrato das modificações pelas quais o país passou, o livro retrata as relações, amores, traições e misticismos que envolvem a família e como elas são afetadas pelo os acontecimentos do país.

Bom demais, literatura de primeira qualidade.

Nota 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: