Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Exit to Eden


SPOILER FREE

E depois de diversos percalços durante esse mês, finalmente terminei mais um livro proibido, "Exit to Eden" da Anne Rice, escrito sob o pseudônimo de Anne Rampling. Dessa vez o motivo para proibição é bem óbvio: as cenas de sexo. Aliás, acho que todos os livros que tratam desse tema já foram proibidos em algum momento... mas enfim.

 Ainda sem tradução para o português, "Exit to Eden" é um dos livros eróticos da famosa escritora de "Entrevista com o Vampiro" que ela publicou com outro nome (ela chegou a usar 2 pseudônimos diferentes em seus livros eróticos: Anne Rampling e A. N. Roquelaure), mas não é o mais famoso deles, pois a trilogia da Bela Adormecida é bem mais conhecida (e mencionada como um clássico em "Exit to Eden"! Adoro esse tipo de referência).

Resolvi ler esse livro porque fazia muito tempo que eu queria ler algo dessa linha da Anne Rice e sempre acabava postergando, mas agora com o Kindle, consegui o livro numa promoção e nem precisei esperar chegar pelo correio, baixei direto pela internet e comecei a ler. E sabe de uma coisa? "Exit to Eden" é tudo o que "50 tons de cinza" gostaria de ser mas não é, em todos os quesitos que você puder imaginar.

"Exit o Eden" é bem escrito (estamos falando da Anne Rice, gente, isso era o mínimo de se esperar), os personagens são extremamente interessantes e complexos, o BDSM não é tratado como uma doença, mas como uma forma muito interessante e saudável de se encarar a sexualidade, as cenas de sexo são críveis e muito, mas muito mais interessantes. Ah sim, e elas não são a única graça do livro e nem surgem em abundância (rsrsrsrsrs) ou sem propósito.

Depois descobri que fizeram um filme meio comédia do livro, e pelo o que li sobre o dito cujo, ele não tem quase nada a ver com a história original (mudaram um mundo de coisas e acrescentaram todo um plot que não existe no livro), e confesso que não fiquei com a mínima vontade de assistir, então não tenho como falar nada sobre tal aberração.

Mas voltando ao livro, ele trata da história de um homem, Elliot, que foi treinado no mundo do BDSM para ser um submisso, e de uma mulher, Lisa, que é chefe de um clube exclusivo de BDSM para ricaços que fica numa ilha, onde ela trabalha como uma das treinadoras dos submissos e é uma dominatrix extremamente bem sucedida e conceituada. Mas tudo isso pode mudar quando Elliot chega na tal ilha, conhecida como The Club, e algo fora do controle dos dois acontece entre Elliot e Lisa.

Além das cenas de sexo, para mim "Exit to Eden" trabalha também com um tema muito caro à autora: a culpa, e como ela foi marcante para a sua formação católica. Quase todos os livros dela giram em torno desse tema, a diferença é como cada personagem da autora lida com essa herança cultural tão forte e também tão presente na nossa cultura brasileira. É sempre interessante ver as nuances e pontos de vistas dos personagens da Anne Rice (pelo menos até ela mesma mudar de ideia e resolver virar católica de carteirinha), apesar de nesse quesito "Exit to Eden" não ser o livro mais interessante que já li dela.

Para quem quer ler literatura erótica de verdade mas não quer nada muito pesado, é um ótimo livro. Leitoras, deixem Christian Grey de lado e leiam Anne Rice, vocês não vão se arrepender.

Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: