Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O Natal de Poirot


SPOILER FREE

Pois é, mais um livro da Agatha Christie... tudo por conta do tema Natal do quase falecido Desafio Literário. E quem diria, até mesmo ebooks podem ter história. Essa começou no início de 2013, quando quase entrei em pânico por não ter nenhum livro em casa no tema definido no Desafio, nenhumzinho! Daí, achando que os livros da Agatha fossem domínio público, lá fui eu catar um PDF do "Natal de Poirot". Quando finalmente peguei o arquivo para ler (depois de ter devidamente convertido em MOBI para ler no kindle), descobri algumas coisas: primeiro, descobri que a autora ainda não caiu em domínio público (uma semana antes eu li outro livro dela que precisei comprar na Amazon), segundo, a versão que eu tinha conseguido era em português de Portugal (imagine isso falado com sotaque para ficar mais divertido), e terceiro, mas não menos importante, na verdade, mais importante do que tudo isso, o arquivo que eu tinha conseguido veio corrompido. Tipo, no meio do livro (meio mesmo, 50% de leitura de acordo com o kindle) começou a aparecer um monte de palavras pela metade soltas pelas páginas.

Imagina o meu pânico! Como você vai ler um livro de mistério como os da Agatha Christie sem ter ideia se está perdendo um monte de parágrafos ou não? Obviamente que não consegui continuar lendo desse jeito. Entrei no site da Amazon e acabei por comprar a versão original (uma lição bem dada sobre pirataria, só que não, já topei com diversos livros "originais" com resenhas assustadoras sobre diagramação na Amazon, isso é azar mesmo).

Bom, historietas à parte, vamos ao livro em si! "O Natal de Poirot" é mais uma narrativa clássica da autora inglesa. Muito divertido de ler, e, para variar, não dá para largar até o fim, e, para variar, a solução do mistério não só é brilhante, como também é, para variar, surpreendente. No estilo "não tinha como adivinhar". Agatha Christie certamente era uma mulher extremamente criativa e definitivamente brilhante.

Porém, confesso que a sua fórmula é um pouco cansativa. Porque, apesar de tudo, os livros dela me parecem seguir sempre o mesmo roteiro, apesar das diferenças entre os crimes. E mesmo sendo muito agradável a sua leitura, cheguei à conclusão de que preciso de variedade na minha vida literária. Ler muitos livros do mesmo estilo um atrás do outro cansa e desanima, diminuindo o ritmo de leitura e, por consequência, o total de livros lidos no ano.

Para quem não sabe, o "Natal de Poirot" trata de um assassinato que acontece numa mansão de uma família riquíssima da Inglaterra no dia do Natal, numa ocasião por si só extraordinária, pois após tantos anos finalmente toda a família se reuniu. E no meio das brigas e disputas familiares, Poirot precisa descobrir quem é o assassino, antes que ele fuja ou encubra definitivamente os seus traços.

Nota 9, porque, apesar do meu cansaço, sei apreciar um bom livro, se eu tivesse lido esse livro sem ter lido o outro conto da Agatha Christie esse mês, tenho certeza que eu teria gostado muito mais :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: