Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Tessa Masterson Will Go to Prom


SPOILER FREE

Então... eu topei com esse livro na Amazon num dia desses de promoções e não resisti em comprar e ver qual é a do livro quando descobri que era sobre dois amigos, Tessa e Lucas, que passaram a infância toda juntos, mas acabam se desentendendo quando Lucas chama Tessa para ir para o Prom (ainda bem que não temos esse evento nas nossas escolas) e ele descobre que sua melhor amiga é lésbica.

Fiquei extremamente feliz ao ver que já há livros disponíveis para adolescentes que lidam com essas situações, e fiquei satisfeita ao ver que trata de uma lésbica (já que as lésbicas costumam ser esquecidas nessas horas, a não ser para fazer casais para os homens verem, o que definitivamente não é o caso).Afinal, esse é um tema ainda considerado muito complicado por parte da população e ainda mais pelos pais.

Apesar do livro tratar do tema de uma forma que me pareceu convincente no que concerne a reação da cidade pequena onde os dois amigos vivem, achei que ele se prende muito a clichês do que é esperado de uma lésbica. Apesar de eu achar legal Tessa querer ir para o Prom usando um terno, ela mesma encara suas características "pouco femininas" como um sinal claro de sua opção sexual, e isso pode ser problemático, ainda mais quando estamos falando de um público leitor potencial de adolescentes (já imagino as adolescentes super femininas e lésbicas se perguntando se estão certas aiaiaiai). Outras características de Tessa que seriam "sinais claros": ela não sai com garotos (e as meninas que ainda não chegaram nessa fase ou são muito tímidas serão taxadas de quê com isso? socorro), usa calça jeans e camiseta o tempo todo (juro que revirei os olhos toda vez que vi isso no livro, e, sério, se isso fosse um tipo de sinal mais da metade das minhas amigas seriam lésbicas), gosta de correr (como assim????) e, o único sinal que realmente importa, ela gosta de garotas.

Mas, se você conseguir fazer vista grossa a esses "detalhes", o livro é divertido. A transformação pela qual Lucas passa é interessante, pois ele precisa aprender a lidar não só com o fora que ele leva da melhor amiga, mas com o fato de que ela não é exatamente do jeito que ele achava que ela era. Confesso que a primeira parte do livro é um pouco dramática demais para o meu gosto, e pessoalmente achei a reação do Lucas exagerada e extremamente egoísta, mas, também precisamos lembrar que ele é um adolescente, e nessa fase (que às vezes nem passa) nós temos a tendência de sermos exagerados e egoístas. É o tipo de reação que se desculpa num adolescente, então dá para engolir.

A forma como Lucas se redime é no mínimo fofa (e combina com a construção do personagem), e o final tem aquele quê de final feliz de filme estilo comédia romântica.

O livro não é uma denúncia do que pode acontecer com jovens gays (apesar de flertar com o tema), e sim uma história água com açúcar com um tema considerado ousado atualmente. Podia ser melhor, sem dúvida, mas para um tema tão pouco trabalhado, é válido. Afinal, precisamos de todos os tipos de histórias para todos os tipos de personagens, não é mesmo? Espero ver o dia em que esse tipo de livro não chame atenção pelo tema, e sim pela história contada mesmo.

Nota 8.

PS: agora a coisa mais legal sobre esse livro: é o 60° do ano!!!!!! Uhuuuuuuuu!!!! Será que passo disso até dia 31? Aguarde e confira :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: