Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Um golpe de sorte


SPOILER FREE

Então, finalmente chegamos no último livro do ano!!! E na contagem final de 62 livros lidos em 2013, ufa! Tudo bem que esse último também era menorzinho, mas isso não conta pra mim.

Como eu disse no último post, ainda estou na literatura turca, e "Um golpe de sorte" é um livro no mínimo interessante, que conta a história de uma tentativa de assassinato que realmente aconteceu ao Sultão Vermelho (último sultão do Império Otomano), no início do século XX. Confesso que pouco conheço da história da Turquia dessa época, mas como o autor é historiador e nada destoou, me parece que ele fez mesmo uma boa pesquisa histórica.

O livro, apesar de curto, é cheio de intrigas e até o final o que realmente aconteceu fica extremamente nebuloso, isto é, quem estava realmente por trás da tentativa de assassinato é uma incógnita até o fim! Política interna e externa ao Império Otomano se misturam, e o nome dos inimigos mudam a cada instante, o que mostra que o autor fez uma tentativa bem sucedida de retratar a realidade.

Pena que esse é o único livro traduzido ao português do autor, porque gostei demais dessa quase amostra grátis (não foi grátis, infelizmente) e gostaria de ler outros romances históricos dele, e de lambuja conhecer um pouco mais sobre essa parte do mundo.

Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: