Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Vampire Academy - Frostbite


SPOILER FREE

"Frostbite", a continuação de Vampire Academy e que recebeu o nome incongruente de "Aura Negra" em português (sério, de onde os nossos tradutores tiram essas "pérolas"?), é uma boa continuação ao primeiro livro. Como mencionei na última resenha, eu tinha medo das continuações dessa série, mas até agora Richelle Mead está conseguindo manter o nível com uma história interessante, uma escrita que não compromete e muita adrenalina.

Enquanto o primeiro livro se dedicava a dar uma explicação geral de como é o mundo onde se passa a história e uma boa aprofundada no histórico de boa parte dos personagens principais, o segundo volume é voltado para ação, quase adrenalina pura. E é justamente isso que segura o leitor, porque fiquei com a sensação de que nesse livro a questão "aborrecentes à solta" fica mais forte, mas a ação ininterrupta te distrai e essas coisas acabam por ficar novamente no plano de fundo e não incomodam.

Nessa continuação, Rose continua estudando para virar guardiã da sua amiga Lissa, mas para isso precisa correr atrás de algumas questões onde ela ficou atrasada por perder 2 anos de escola, e numa dessas ela precisa viajar junto com o seu mentor para encontrar um guardião mais velho. Quando eles chegam lá, eles descobrem um fato que espalha terror e insegurança entre a comunidade Moroi. Dessa forma, as férias de Natal acabam sendo transferidas para um grande resort no alto das montanhas para onde todos os estudantes e suas famílias são transferidos. Uma vez lá, Rose conhece o Moroi Adrian, que causa muitos problemas para ela. A partir daí é só adrenalina.

Fora a adrenalina, a autora aprofunda alguns questionamentos que ficaram pendentes no primeiro livro, o que é interessante, mas ela se segura um bocado, dando espaço para os livros seguintes continuem a desvendar aos poucos o mistério que é a ligação entre Rose e Lissa. As duas personagens crescem um pouco também nesse livro, o que é interessante, e é mostrado de uma forma plausível, então mais um ponto para a autora. O que me deixou um pouco preocupada é que ela me deu a sensação de que vai enrolar nos tais mistérios para conseguir preencher seis volumes com eles, e, bom, essa tática não costuma dar certo, porque depois de um ponto o mistério meio que fica óbvio e isso só deixa os personagens com jeito de idiotas. Mas vamos ver conforme as coisas se desenrolam, não é mesmo?

Nota 8, por enquanto.

Um comentário:

  1. Todo mundo anda lendo essa série e recomendando muito. Falam que entramos em um outro mundo muito bem formulado pela autora.

    Vou tentar comprar os livro e ler ainda para o desafio 52-52

    http://maravilhosasdescobertas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: