Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Vampire Academy - Last Sacrifice


SPOILER FREE

E finalmente chegamos no último livro da série Vampire Academy! Ufa! Nesse volume, Rose precisa fugir para se manter viva enquanto tenta limpar o seu nome. No meio da confusão ela descobre segredos há muito tempo ocultos e desvenda seus verdadeiros sentimentos. No Brasil, o livro foi lançado com o nome "Último sacrifício".

Então chegamos ao final de uma saga, com alguns percalços e problemas, mas que no geral é uma boa série adolescente de vampiros. Comparada com Vampire Diaries ou Twilight ela é simplesmente excelente. De uma certa forma lembra muito o seriado de TV Buffy (comparação muito bem pensada de uma amiga minha), com toda aquela história de caçar vampiros maus e uma protagonista forte e guerreira, no sentido literal da palavra, que engana por ser uma adolescente com cara de patricinha.

"Last Sacrifice" é um livro que me surpreendeu e me frustrou ao mesmo tempo, pois apesar de ter boas reviravoltas (não tão óbvias assim, o que é positivo) e um jeitão mais de história de detetive, ele infelizmente se prende a diversos padrões de histórias para meninas adolescentes. Isso me incomodou particularmente porque, no início da saga, Rose prometia ser bem diferente da protagonista padrão feminina. Rose era auto-confiante, sabia-se desejada e aproveitava isso ao máximo, mas ao longo da história ela se revela uma romântica, de um jeito meio bruto, mas ainda assim seguindo o ideal romântico do príncipe encantado. Era uma série que prometia quebrar alguns tabus, mas que na hora h resolveu ficar certinha e até certo ponto careta. Mas apesar disso não é um livro padrão para meninas, pois tem muito sangue, morte e destruição, e isso eu acho positivo. Além disso, apesar de ter o ranço do príncipe encantado, a autora faz questão de quebrar algumas "regras" desse tipo de história, como por exemplo a questão das "almas gêmeas", outro ponto positivo.

Dado tudo o que aconteceu até o 5° livro, o último é um desfecho razoável, mas ficou com cara de que a autora fez uma boa ginástica para que o final fosse mais feliz do que o necessário, com um jeitão meio Disney com direito a sangue. E põe ginástica nisso, porque novamente algumas coisas não fazem sentido e definitivamente não eram necessárias para o final da série ficar bacana.

Agora eu descobri que a série "Vampire Academy" deu filhote: "Bloodlines", que já tem 4 livros publicados (3 já saíram por aqui) e um 5° a caminho, e que trata da continuação da história da alquimista Sidney e da moroi Jill, e até onde eu li sobre ela parece que é interessante. Na minha próxima loucura por fast food literário eu pego para ler.

Nota 8 para o livro, e 7 para a série como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: