Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Vampire Academy



SPOILER FREE

Então, depois de ler um livro super denso e pesado, voltei ao "fast food" literário que descansa a minha mente de tempos em tempos. E nada como uma série de livros que está para virar filme esse ano para isso!

Confesso que depois do trauma com Vampire Diaries e Twilight eu não esperava nada desse livro. Expectativa quase negativa! Eu esperava algo do mesmo nível ou quem sabe pior (por mais que se duvide, sempre pode ser pior), e me surpreendi.

Não é um livro para todos os gostos, vou logo avisando, se você não gosta de vampiros e/ou magia fique longe. Se você gosta, mas se prefere se ater ao clássico do que é vampiro (estilo Bram Stocker ou Anne Rice) fique longe. Se você não gosta de livros para adolescentes (o Young Adults em inglês, então é aquele adolescente um pouco mais velho) fique longe. Não gosta de drama de high school ou de romances fique longe também.

Agora, se você passou bem por todas as perguntas pode ir em frente. Vampire Academy, que em português ganhou o título absurdo de "O beijo das sombras", é diversão garantida. Longe de ser uma obra-prima, o livro pelo menos não incomoda por ser mal escrito, inclusive essa parte chama tão pouca atenção que você nem repara, o lance é a história e os personagens.

O mundo criado para Vampire Academy pode ser fantasioso, mas tem muita coisa em comum com o nosso. A relação entre os tipos de vampiros e o que se poderia chamar de híbridos é no mínimo problemática de ser entendida racionalmente (às vezes até incomoda), pois envolve toda uma cultura muito doida enfiada nas crianças desde que elas nascem. Já li algumas resenhas que destroem os personagens principais tachando-os de hipócritas e sem sentido justamente por causa disso, mas sinceramente? Vivemos num mundo onde a maioria das pessoas é hipócrita (em diferentes níveis, é claro), e a nossa sociedade em si é hipócrita com relação às mulheres e aos variados tipos de preconceito (ainda mais no tema normalmente atacado pelos críticos ao livro: o slut shamming). É verdade que as relações entre as diferentes raças é realmente problemática, mas precisamos olhar em volta também, né? Quem queremos enganar? Também temos um monte de exemplos bem realistas de relações entre grupos (pode ser étnico/religioso/cultural/nacionalista enfim) que não faz o menor sentido. Então não vi nenhum problema sério com essas questões serem colocadas no livro, afinal é uma fantasia sombria, não é um mundo perfeito, e nenhum dos personagens dignos de nota do primeiro livro são humanos. Nenhum.

Bom, dito isso, me diverti muito com a personagem principal/narradora, Rose é uma adolescente de pavio curto, gostosa (e que sabe e gosta disso) e que por mais que esteja por cima, vai sempre estar abaixo pelo fato de ser uma dhampir, apesar disso ela acredita fielmente na sua razão de ser: proteger sua melhor amiga, a moroi Lissa. As duas tem uma espécie de conexão telepática, extremamente rara, de forma que Rose sabe o que Lissa sente, pensa e onde ela está, características perfeitas para ser uma espécie de guarda-costas sobrenatural que todos os moroi têm, e que são todos dhampir, claro. Para deixar a história mais interessante, os moroi são seres mágicos (podem fazer magias), onde cada um desenvolve uma ligação mais estreita com um determinado elemento (água, terra, fogo ou ar), mas Lissa aparentemente não consegue desenvolver essa ligação com nenhum deles. Assim como Rose, ela também é diferente. E elas ainda precisam tomar cuidado com os Strigoi (finalmente vampiros clássicos!), que buscam compulsivamente o sangue de morois. O livro começa com elas fugindo há dois anos da sua escola (a tal Vampire Academy do título), e sendo recapturadas e levadas de volta. Ao retornar, além de lidar com os problemas "normais" de qualquer escola, elas ainda precisam lidar com as razões pelas quais elas fugiram, e novos desafios se desenrolam a partir daí.

Explicado tudo isso, o livro realmente me surpreendeu com uma história diferente e cativante. As chatices adolescentes estão lá, mas não são o foco principal do livro, então dá pra levar. A escrita não compromete a leitura, então já está acima da média. Só não sei se é possível esticar tanto esse universo para durar 6 livros... isso sim confesso que me dá medo.

Nota 8 pela grata surpresa.

Um comentário:

  1. Laura, li todos da série e achei um bom passa tempo. Me lembrou um pouco a série Buffy.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: