Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Insurgente


SPOILER FREE

Eu devo ser masoquista, porque mesmo sem ter gostado do primeiro livro, Divergent, resolvi ler a continuação. Mas minha desculpa oficial é que se é para reclamar tem que reclamar com propriedade, isto é, depois de ler o livro (anotaram?).

Enfim, Insurgente não é melhor do que o primeiro livro em nenhum aspecto. Na verdade, é até mais chato, pois o fator "adolescente tendo ataque" é até mais forte nesse volume, o que é compreensível pelo andar do enredo (sofrimento, morte e destruição, claro, o básico de distopia), mas não justifica a escolha da autora em observar justamente essa parte da história com lente de aumento, tanta coisa mais interessante acontecendo e ela resolve focar no drama.

Confesso que me diverti mais lendo as críticas a Insurgente do que o próprio livro, pois a quantidade de pessoas que ficou decepcionada com o fator "Bella" (personagem principal de Crepúsculo para os não-iniciados) que escorre das páginas do livro, mas eu sinceramente já sabia que isso ia acontecer desde o primeiro livro, e acho que Tris já era uma versão mais bombada da Bella desde sempre, então não me surpreendeu. O que me surpreendeu negativamente foi o par romântico, Four, que apesar dos pesares não parecia ser tão sem graça em Divergent.

O enredo e o mundo criado continuam cheios de furos e explicações meia boca, que eu inocentemente esperava diminuírem ao invés de aumentar (sim, eu sou otimista assim), e continuo sem entender as escolhas da autora. Acho que ela está no meio errado, se ela fosse roteirista de filme de ação adolescente ela seria mais bem sucedida, pois a melhor forma de melhorar os livros que eu consigo imaginar é cortar as explicações sem sentido e se ater à ação, que infelizmente não é tão presente em Insurgent quanto em Divergent, mas daria para 90min de película com folga. Já mencionei que eu espero que o filme seja melhor do que o livro? Pois repito: isso é muito provável. E é por isso que vou ler a continuação... além disso, a esperança é a última que morre.

Nota 4.

3 comentários:

  1. gostei da tua crítica, pois também me senti assim. Fiquei decepcionada e sem vontade de ler o terceiro que ficou la no fundo da minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  2. Vc acabou de falar tudo o que senti quando li o livro.

    ResponderExcluir
  3. Os livros foram feitos para dar uma riqueza de detalhes que dão sentido a obra.
    Insurgente ta longe de ser igual a Crepúsculo, está em um nível muito maior.
    Tal Trilogia apresenta uma visão política, tanto que está sendo apresentada nas salas de aula. Além de apontar uma fase na qual a maioria dos jovens tem de passar, que é: "A Escolha"

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: