Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de março de 2014

Descent to the Goddess: A Way of Initiation for Women



SPOILER FREE

Então, esse ano estou tentando ler pelo menos um livro mais "sério" todo mês, e esse já estava me namorando há anos na minha estante, e como estou atrasada nas leituras do mês e ele é razoavelmente pequeno resolvi que ele era uma boa escolha.

"Descent to the Goddess" traz uma análise junguiana do mito de Inanna/Ishtar, que resolve descer ao reino dos mortos para visitar a irmã Ereshkigal, tudo sob uma perspectiva moderna da mulher submetida a uma sociedade patriarcal. Não é uma leitura fácil, pois o texto é cheio de interpretações e simbolismos complexos, diversas vezes tive a sensação de que o livro foi escrito estritamente para psicólogos, e certamente isso influenciou um bocado o tempo que levei para ler o volume.

Minhas dificuldades à parte, achei a leitura muito enriquecedora, pois me ajudou a ver outras facetas de como o machismo e a cultura patriarcal em que vivemos podem afetar a mulher, e mais, como podemos lidar com isso, mesmo que a solução não seja tão bonita quanto desejamos, e como não necessariamente o fato dessa solução ser feia é ruim, pelo contrário, faz parte da vida.

Talvez se o formato fosse mais voltado para leigos a leitura seria mais agradável e eu tivesse absorvido melhor a mensagem da autora, porque o conteúdo é riquíssimo e extremamente relevante.

Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: