Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de março de 2014

Good Night, Mr. Holmes


SPOILER FREE

Mais um livro em promoção da Amazon que eu comprei apenas porque andei assistindo a série inglesa "Sherlock" e amando os personagens, apesar de nunca ter lido nada do Conan Doyle. Acabou entrando na lista desse mês porque um dos desafios dos quais estou participando tem como tema para março histórias de mistério.

O livro conta parte da história da única personagem feminina interessante no mundo de Sherlock, Irene Adler, atriz e cantora de ópera, e a única pessoa que já conseguiu superar Sherlock. O interessante é que a autora não só colocou toda a trama sob a perspectiva da Irene, como resolveu seguir a cartilha Doyle e colocar como narradora uma amiga da atriz, Nell, numa analogia interessante ao Dr. Watson.

Como primeiro livro de uma série de mistérios resolvidos por nossa heroína, "Good Night, Mr. Holmes" começa descrevendo como Irene e Nell se conheceram, depois dando exemplos interessantes de como Irene Adler é chamada para resolver diversos casos, e então todos os detalhes vão se entrelaçando até chegar na parte mais esperada da trama: a versão dela do caso "a scandal in Bohemia".

Agora essa versão específica para Kindle que adquiri ainda vem com um bônus muito legal: o conto original do Conan Doyle onde Irene Adler aparece, "A scandal in Bohemia", o que torna a leitura ainda mais interessante, pois depois de ler o livro, você pode conferir como o conto original dá todas as aberturas utilizadas pela autora para compor a interessante narrativa de "Good night, My. Holmes".

Confesso que lá pelo meio do livro, o excesso de casos que vão se acumulando me deixou um pouco impaciente, e fiquei com a impressão de que a autora estava exagerando, porém a forma como tudo culmina e se alinha para o grand finale me fez perceber que essa impressão era totalmente equivocada. O livro é muito bem amarrado, e ainda deixa o leitor com gostinho de quero mais. Claro que depois dessa, os livros seguintes da série foram parar na minha "wishlist" esperando o seu momento de promoção.

Nota 9.

Um comentário:

  1. Eu li esse livro já faz um tempinho e adorei ver a história sob o ponto de vista da Adler. Concordo que a autora enrola um pouco - mas a forma como tudo se junta ao final compensa o resto.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: