Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de abril de 2014

Tropas Estelares



SPOILER FREE

Mais um livro emprestado (um dos temas desse mês em um dos desafios que estou seguindo), e que de quebra é um clássico da ficção científica (cumprindo mais dois desafios literários de uma só tacada, ou leitura).

O maridão já tinha me "obrigado" a assistir ao filme, que ele classifica muito pertinentemente como "o melhor filme ruim de todos os tempos" (é isso mesmo), simplesmente porque o filme é muito ruim, mas é tão bom em termos de ironia e sacanagem com ideias mais comuns do que as pessoas gostariam de admitir, que é uma obra prima. Tendo o filme em mente, eu esperava um livro ruim que eu não conseguia entender como poderia um dia ter sido considerado um clássico, mas descobri que os dois são completamente diferentes, especialmente no tom irônico, que é inexistente no livro.

O livro é uma ode à direita militarista disfarçado de ficção científica, utilizando a história da guerra contra os insetóides para justificar toda uma explicação "lógica" sobre a inadequação da democracia como sistema político viável, explicando como num futuro não tão longínquo o mundo será dividido entre cidadãos e não-cidadãos, sendo que apenas os que serviram no exército podem ter cidadania. Imagino que esse tipo de ideia tenha feito muito sucesso durante a Guerra Fria e isso (e a guerra contra os insetos) seja a explicação para o livro ser tão premiado e ser considerado um clássico, porque sinceramente o livro e suas visões filosóficas são de dar medo e nojo. Ah sim, porque, claro, não podia faltar os toques de misoginia e heteronormatismo no livro.

Depois de sobreviver à leitura, precisei ver novamente o filme, e confesso que passei a gostar ainda mais dele, porque finalmente entendi que a película é uma grande crítica aos principais pontos absurdos do livro, e isso é feito de uma forma absolutamente genial (além de quebrar todos os preconceitos contra a mulher presentes no livro). Agora posso dizer com todas as letras e com convicção: Tropas Estelares é o melhor filme ruim de todos os tempos.

Nota 6 para o livro e 10 para o filme.

PS: quase esqueci do bônus do desafio, que é mandar um recado para quem me emprestou/indicou o livro: Claudio, entendo o porquê você gosta do livro, mas sinceramente não dá para concordar com nada dele e não sei porque você quis que eu lesse isso.

Um comentário:

  1. Eu estou com esse livro na estante - fui atrás dele por saber que ele entrava na lista de grandes clássicos da ficção científica. Bom saber que terei de ler com mais cuidado e sem grandes expectativas e que devo juntar à leitura o filme. Vou procurar depois, achei bem interessante a sua comparação.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: