Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de maio de 2014

O Pequeno Príncipe



Então... meu nome é Laura e eu sou viciada em livros, mas eu nunca tinha lido "O Pequeno Príncipe".

A grande vergonha admitida, vou passar adiante. Pois é, como eu comentei no último post, os temas dos desafios literários desse mês são livros que ganhei de presente, romance contemporâneo e um clássico europeu não inglês. Adivinha onde entrou nosso francês tão adorado? :-)

Para pegar menos mal por conta da vergonha de nunca ter lido esse clássico, resolvi pelo menos ler no original em francês (era o mínimo para compensar, né?). E fazia algum tempo que eu tinha conseguido essa versão aí em cima com as aquarelas originais do autor. Aparentemente, o livro foi publicado pela primeira vez nos EUA por conta da Guerra, e quando finalmente foi publicado na França, os desenhos sofreram algumas adaptações, e desde então ele foi publicado com as aquarelas adaptadas. Só no final dos anos 90 ou início dos anos 2000 (não lembro ao certo) que foi feito um trabalho de recuperação do trabalho original para uma nova edição, e foi essa que eu comprei, claro.

Mas ao ler o livro você percebe rapidamente porque ele é um clássico. É pura poesia! Tudo é lindo e/ou fofo, uma coisa realmente apaixonante. Não sei se eu teria gostado tanto dele quando criança (meu gosto era diferente, claro), mas hoje eu simplesmente achei o máximo, e é mesmo. Saint-Exupéry foi em gênio, não existe outra explicação. Ainda não li mais nada dele, mas confesso que fiquei com vontade. Mais livros para minha lista sem fim...

Vou evitar me alongar muito, porque clássico que é clássico dispensa apresentações, né?

Nota 10.

Um comentário:

  1. Eu sei porque você adorou...."por favor, desenha-me um carneiro"? Pronto, você tem um carneiro!:-) A minha frase predileta é: amarrar? que ideia esquisita...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: