Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Alice através do espelho


SPOILER FREE

Quem me conhece sabe que eu amo de paixão o livro "Alice no País das Maravilhas", logo, num mês cujo um dos temas de desafios literários que eu sigo é "clássico infantil", era meio óbvia a minha escolha pelo segundo livro mais famoso do Lewis Carroll, que curiosamente eu nunca tinha lido.

Eu confesso que eu tinha altas expectativas com relação ao livro, afinal é uma continuação de "Alice in Wonderland", mas depois de lutar com o volume por uma semana no kindle finalmente entendi porque ele não é nem de longe tão famoso, nem foi utilizado para nenhum tipo de filme da Disney. "Através do espelho" é chato, muito chato. Tudo o que Lewis Carroll consegue fazer de milagre do nonsense no primeiro livro simplesmente não funciona no segundo.

A sensação que eu tenho é que o autor resolveu experimentar todas as drogas alucinógenas disponíveis na sua época ao mesmo tempo e teve uma "bad trip". Porque mesmo o nonsense mais nonsense precisa ter um mínimo de coerência para ser divertido, sem isso vira apenas uma coletânea sem pé nem cabeça de jogos de palavras e ideias estapafúrdias, o que pode ser legal nas primeiras 5 páginas, mas depois cansa. Infelizmente achei que é esse o caso de "Through the looking-glass".

Uma pena, de longe parecia tão legal, tem tantos personagens famosos...

Nota 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: