Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Silver Shadows



SPOILER FREE

Então, depois da minha saga com "Os Miseráveis" eu precisava ler algo bem leve para espairecer. Como tinha acabado de sair o quinto (mas não último) volume da saga "Bloodlines" (aquela que é spin off de "Vampire Academy"), resolvi aproveitar que fazia muito pouco tempo que eu tinha terminado de ler os outros livros da série e ver o que acontecia em seguida na história da alquimista Sidney Sage.

Assim como no livro anterior, o tal que me deixou cheia de ódio no coração, nesse volume a narração também é alternada entre a Sidney e sua cara metade Adrian, a diferença é que aqui essa alternância é realmente necessária, senão não tem como contar a história. Mas claro que isso não torna a parte do Adrian menos chata, ele continua um personagem infantil e um narrador sofrível. Confesso que desde que ele virou co-narrador eu não consigo entender o que a Sidney viu nele.

Não sei o que aconteceu dessa vez, se foi a minha leitura dos Miseráveis e de outros livros interessantes, ou se foi mesmo um problema da Richelle Mead, mas achei "Silver Shadows" mais bobinho do que a média dos livros dela, e o plot é absurdamente previsível, quase dá para adivinhar as falas. A coisa toda é tão boba e previsível que eu simplesmente não me surpreendi com o final (e dá para perceber que a autora se esforçou para fazer algo surpreendente), e, sério, a reação de incredulidade e dúvida dos personagens é simplesmente cômica de tão surreal (porque é muito óbvio o que aconteceu!!! como alguém pode dizer que não sabe o que aconteceu??).

Talvez o problema seja que a autora queira levar a sua própria história a sério demais, tentando inserir assuntos mais sérios e chocantes no meio para "encorpar", quando ela podia muito bem aproveitar e fazer algo mais bonachão e leve (um pouco do que acontece na série original, cuja protagonista tem um senso de humor muito mais interessante para uma história tão longa). Talvez o problema seja que os personagens nos primeiros livros tinham um quê mais cinzento, e agora estão muito preto ou brancos. Não sei bem, mas se a série tivesse um clima mais "Buffy" (se levando menos a sério e com uma dose interessante de humor com relação a si mesma) certamente o resultado seria mais interessante.

Talvez o problema seja que os livros estejam dando muito dinheiro e por causa disso resolveram esticar a história mais do que deveriam, e agora tudo fica com cara de forçação de barra. Eu apostaria nesse último.

Nota 6, porque não melhorou com relação ao livro anterior.

Um comentário:

  1. AHHHHHHHHHHH Quero ler!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: