Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Respected Sir






SPOILER FREE

Para quem segue o meu blog há algum tempo já deve ter reparado que eu tenho uma queda pelo autor e prêmio Nobel do Egito Naguib Mahfouz. E sim, minha coleção de livros dele é bem grande, mas ainda está longe de cobrir toda a sua obra, que é imensa.

Como eu mencionei anteriormente, na resenha de The Voice of Egypt, em setembro eu precisava ler um livro sobre história de um derterminado período e um romance do mesmo período, e resolvi aproveitar para ler mais um livro do Naguib Mahfouz. Porque tudo é desculpa para ler esse grande mestre.

"Respected Sir" não é a obra prima do autor egípcio, mas isso não o torna menos interessante. O livro narra a história de um funcionário público egípcio nascido de uma camada baixa da população cairota que tem como grande sonho da sua vida virar Diretor Geral numa época que podemos estimar como uma das revoluções no Egito do século XX (antes de 70), e não deixa de ser uma alegoria muito interessante para a condição de qualquer ser humano com excesso de ambição. O livro retrata de forma magistral como alguém pode levar um objetivo na vida como algo próximo à devoção religiosa, e faz uma descrição extremamente real de diversos problemas e situações comuns na sociedade egípcia (e em outros lugares também! não vamos nos enganar).

Para quem curte o autor é um prato cheio, para quem gosta de ler sobre a sociedade egípcia também. Inclusive o ar desse livro me lembrou um pouco a sensação que tive ao ler Todos os nomes do Saramago, só que com mais ironia com relação ao aspecto religioso que as pessoas são capazes de colocar no seu dia a dia e nos seus objetivos de vida. Aliás, esses dois autores tem algumas características em comum interessantes, especialmente em alguns livros do escritor egípcio, onde Naguib tenta captar as motivações humanas por trás da sociedade onde ele viveu sem se ater à narrativa realista que o fez célebre com a Trilogia do Cairo. Fico muito triste quando vejo que tão pouca coisa dele foi traduzida para o português, sua riquíssima obra merece mais atenção. E quem tiver a oportunidade de ler mais desse autor nas traduções em inglês ou francês eu recomendo muitíssimo.

Nota 9,5.

Um comentário:

  1. Eu já li O Ladrão e os Cães dele e achei bem interessante. Estiquei o olho comprido pra cima da Trilogia do Cairo, que já tinha encontrado em edições de bolso, mas como a minha lista de leituras é uma coisa infinita, não sei quando terei tempo... mas gosto do autor, acho a prosa e os temas dele bem interessantes. Sempre bom conhecer mais coisa e ver comparações como as que você fez. Não tinha pensado em Saramago, mas você tem uma certa razão.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: