Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Coisas Frágeis



SPOILER FREE

Então, eu estou com uma tendinite chata no pulso esquerdo, e ela meio que reclamou demais da versão volume único que eu estava carregando para cima e para baixo das "Crônicas de Nárnia". Conclusão: as crônicas estão em casa, sendo lidas a passo de tartaruga e eu precisava de algo para ler na rua que fosse mais leve.  Achei que "Coisas frágeis" fosse leve o suficiente, e de um autor que eu tinha certeza que iria me ajudar a esquecer a chatice de Nárnia.

Fico feliz que eu tenha conseguido acertar em cheio! Neil Gaiman é sempre uma aposta certa para bons momentos de leitura. Em "Coisas frágeis" ele vem num formato inédito para mim: contos. Foi meu primeiro livro de contos dele, e eu adorei!

Que ele é meio ensandecido eu já sabia, mas acho que ele se sente ainda mais à vontade para surtar quando a história é curta. São 9 histórias muito interessantes (e loucas), incluindo também um prefácio sensacional do autor, onde ele não só explica a razão de ser do título do livro, como também conta a origem de cada conto que compõe o livro.



Os temas são extremamente variados, e vão desde H.P. Lovecraft encontra Sherlock Holmes, alienígenas, Matrix e até um conto baseado nos personagens de "Deuses Americanos" (o meu conto favorito, que, aliás, só deve ser lido depois do livro original para evitar spoilers). E a variedade não é só dos temas, mas de estilos também. Tem contos bizarros, outros engraçados, outros tristes, e outros que misturam um pouco de tudo. E tem aqueles contos que você acha que bem que poderiam ter virado um romance, de tão cativantes. Tem até personagem que aparece mais de uma vez, o que é muito interessante e dá um senso de unidade ao livro.


Vale muito a leitura, e deixa um gostinho de quero mais no final. Ainda bem que existe um segundo volume, e mais algumas coletâneas dele disponíveis por aí para matar a vontade ("M de magia" e "Fumaça e espelhos" são apenas mais duas opções).

Nota 9.

2 comentários:

  1. qual foi teu conto favorito?amo esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O monarca do Vale" :-) o tal conto baseado nos personagens de Deuses Americanos, mas pode ser por saudades do Shadow. Tem outros contos que também AMEI, como "O pássaro do sol"

      Excluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: