Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Desafios Literários 2015

Então, para 2015 resolvi diminuir um pouco a quantidade de Desafios Literários a seguir, porque reparei que acabei precisando comprar alguns livros esse ano para cumprir os desafios, e preciso reduzir a pilha de livros que eu tenho para ler e não arranjar desculpas para aumentá-la. Porém, encontrei dois desafios para o próximo ano que muito me interessaram por seus temas e pela criatividade: O Desafio Corujesco e o Desafio "Fora da Caixa". Em poucas palavras, os desafios do ano que vem serão:

Janeiro


Desafio Corujesco: Um Autor que Indico para Todo Mundo

Janeiro terá como tema um autor que indico para todo mundo. Se parece muito com o tema desse ano de ler algo de um autor favorito, mas há uma sutil diferença.
Tenho autores que amo de paixão, mas que não indico para qualquer pessoa por questões de linguagem, de estilo, de gênero. Por outro lado, há autores que eu não me canso de indicar para qualquer pessoa que pare na minha frente e fique lá por tempo suficiente. Não importa que você tenha dez, trinta ou setenta anos. Que goste de fantasia ou prefira romance. Que esteja acostumado com doutrina e linguagem jurídica ou só queira livros que tenham diálogo. Plantando bananeira e soprando flauta.

Bônus: Faça uma lista dos motivos pelos quais você acha que todo mundo deveria se converter à causa desse seu autor que você quer que todos, absolutamente TODOS leiam.

Desafio "Fora da Caixa": mês livre, até porque pretendo viajar e mesmo que eu leve um livro para ler tenho certeza que vai voltar praticamente intocado.

Livros: vou escolher Valter Hugo Mãe como o autor que eu indicaria para qualquer um. Tenho mais dois livros dele para ler em casa. Quem sabe não leio até os dois logo?


Fevereiro

Desafio Corujesco: Uma História Contada em Versos

Poesia não é meu forte, mas já encontrei algumas excelentes histórias contadas em verso. E esse é exatamente o tema de fevereiro – não necessariamente poesia épica, veja bem, mas uma história contada em versos. Vale aqui desde poesia clássica até folheto de cordel, você decide, você escolhe!

Bônus: Que tal tentar escrever um seu ‘causo’ em formato de versos? Pode ser uma história real, uma história que aconteceu com um amigo de um amigo seu, uma história inventada ou até a história de como você veio a descobrir o livro desse mês!

Desafio "Fora da Caixa": Um livro escrito por uma pessoa da África.

Livros: para história contada em versos, vou de Shakespeare, faz tempo que não leio nada dele. Já um livro escrito por uma pessoa da África, vou ficar com "A confissão da leoa" do Mia Couto.

Março

Desafio Corujesco: Uma Biografia (Real ou Imaginária)

Para março escolhi outro tema que normalmente não entra tanto em meu cardápio, mas que já me rendeu boas – aliás, excelentes – surpresas: uma biografia real ou imaginária.

Bônus: Que figura histórica e/ou imaginária você gostaria de ler a biografia?

Desafio "Fora da Caixa": Um livro escrito por uma pessoa da América Latina (que não seja o Brasil, de preferência).

Livros: lerei a auto-biografia da Isadora Duncan, que comecei a ler há muitos anos e nunca terminei. Para um livro escrito por uma pessoa da América Latina pegarei "O jogo de Ripper" da Isabel Allende.
Abril

Desafio Corujesco: Um Gênero Bem Diferente

Para abril, encontremos na estante um gênero bem diferente. Pode ser um gênero diferente do que normalmente você lê ou um gênero diferente do padrão de romance-suspense-juvenil-aventura. Algo mais... restrito, mas derivado desses grandes temas.

Bônus: Que elementos um livro precisa ter para te chamar a atenção? Que gêneros você mais lê?

Desafio "Fora da Caixa": Um livro escrito por uma pessoa da Ásia (de preferência, do Oriente Médio).


Livros: um gênero que eu costumo ler pouco é Graphic Novel, então vou aproveitar a deixa e ler Marjane Satrapi! Do oriente médio vou ler Naguib Mahfouz, porque a pilha de livros dele que eu ainda não li é imensa (e nem vem com essa que o Egito fica na África, ele faz parte dos países considerados do Oriente Médio!).

Maio

Desafio Corujesco: Livros que Gostaria de Ter Lido na Infância

Tenho uma inteira tag para o tema de maio no Coruja: livros que gostaria de ter lido na infância. São títulos que, por um motivo ou por outro, você nunca leu quando criança – porque você não sabia que seu filme favorito de criança era inspirado num livro, porque ele não tinha traduzido no Brasil e na época você não lia em inglês, ou simplesmente porque ele não existia na época em que você era criança.

Bônus: Momento nostalgia – lembre um livro que você leu na infância e que gostaria de reencontrar adulto.

Desafio "Fora da Caixa": Um livro escrito em um alfabeto diferente do meu.

Livros: tem tanto livro que hoje eu penso que gostaria de ter lido mais nova... vou começar com "a fantástica fábrica de chocolate", e se der tempo ainda devoro "história sem fim". Agora, com um alfabeto diferente, vou ler algo do extremo oriente, um autor japonês! Ainda não sei qual, mas tenho algumas opções em casa.

Junho

Desafio Corujesco: Continuações

Junho será um mês dedicado a ler continuações. Como é moda hoje publicar uma história em trilogias, dodecalogias e daí por diante, ocorre muito de pegarmos um primeiro livro de uma série pra ler, depois ficar esperando pela continuação e nesse meio tempo perder o pique – mesmo que tenhamos gostado muito do primeiro volume.

Bônus: Que tal chegar ao final das continuações aqui? Se você está lendo uma trilogia, significa só mais dois livros. Se forem dez... bem, são outros quinhentos... mas porque não tentar?

Desafio "Fora da Caixa": Um livro escrito por uma pessoa negra.

Livros: continuações é o que não falta, realmente, vou aproveitar para ler o último volume da saga de Arn, que está há alguns anos na estante me esperando. Já o autor negro vou de Octavia E. Butler, com o e-book "Bloodchild: And Other Stories".

Julho

Desafio Corujesco: Livros Ilustrados

Julho é mês de férias (não pra mim, mas quem se importa, não é verdade?), então vamos de um tema fácil e leve: livros ilustrados. Vejam bem, não estou falando de quadrinhos, mas de livros que contenham ilustrações.

Bônus: Compartilhe sua veia artística e desenhe (pode ser até boneco de palitinho) o personagem de que você mais gostou na história.

Desafio "Fora da Caixa": Um livro escrito por uma mulher.

Livros: livros ilustrados... comprei um no aeroporto na última vez que viajei que me deixou curiosa, "Pó de lua" da Clarice Freire (de quebra uma autora brasileira!), para a autora mulher eu faço questão de ler Amélie Nothomb, porque sim (eu tenho um caso de amor com ela!).

Agosto

Desafio Corujesco: Livro com Título mais Diferente

Agosto no Coruja não será o mês do desgosto! Em vez disso, vamos pegar na estante o livro com título mais diferente que possamos achar! Sim, porque às vezes compramos um livro pela capa, às vezes, pela sinopse, e às vezes, pelo título.

Bônus: Crie seu próprio título estrambólico para um livro!

Desafio "Fora da Caixa": Um livro escrito por uma mulher negra.

Livros: ano passado comprei um livro com um título esquisitíssimo, "depois de morrer aconteceram-me muitas coisas" do autor português Ricardo Adolfo. Na autora negra vou fazer repeteco da Octavia Butler, com "Kindred".

Setembro

Desafio Corujesco: Um Livro que Vi num Blog

Eu acompanho vários blogs de literatura e muitas dos títulos que entram na minha lista de futuras leituras derivam dessas visitas. Assim é que para setembro, o desafio é justamente ler um livro que vi num blog.

Bônus: Que blogs/sites você mais utiliza para saber sobre livros?

Desafio "Fora da Caixa": Um livro cujo protagonista seja gay.

Livros: vou aproveitar para ler "The duke and I", que fiquei sabendo que existia pelo blog "Coruja em teto de zinco quente", que por acaso criou o desafio corujesco. Já o livro com protagonista gay, foi aproveitar para tirar da estante "The girl with the dragon tattoo".


Outubro

Desafio Corujesco: Um Autor de Quem Sempre Ouvi Falar, mas Nunca Li

Sabe aqueles autores de que você sempre escuta falar, que você diz ‘ah, quero ler esse sicrano’ mas por um motivo ou por outro está sempre adiando o encontro? Pois é, outubro é um mês para você finalmente sentar e conhecer o fulano. Sim, meus caros, o tema de outubro é um autor de quem sempre ouvi falar, mas nunca li.

Bônus: Agora que você conheceu esse autor, vai sair atrás dos outros livros dele?

Desafio "Fora da Caixa": Um livro cujo protagonista seja idoso.

Livros: um autor que sempre ouvi falar mas nunca li nada dele é o H.P. Lovecraft, então vou fazer uni-duni-ni-tê numa coletânea que baixei para o Kindle e mandar ver. Agora um livro em que o protagonista seja idoso... Miss Marple!!!! O que der na telha da Gata Triste que seja com a velhinha simpática e esteja disponível no meu kindle.

Novembro

Desafio Corujesco: Um Passeio que Fiz

Estamos quase chegando no período de férias (ou não) e festas de fim de ano e uma coisa legal dessa época é poder viajar. Eu adoro viajar – seja através dos livros, seja de fato botando o pé na estrada. Assim é que, em novembro, vamos ler algo que seja uma viagem: o tema é um passeio que fiz.

Aqui tanto vale você ler um livro que se passa num lugar que você conhece, já visitou quanto ler uma história de um lugar que você tem muita vontade de conhecer de forma que a leitura está te levando para esse passeio.

Bônus: Se você conhece/conheceu um dos lugares descritos no livro, poste uma foto dele. Se não, então faça um mini roteiro de lugares que você gostaria de visitar por causa do livro.

Desafio "Fora da Caixa": Um livro cujo protagonista seja deficiente.

Livros: a Turquia foi um lugar que visitei por causa de um livro e que desde então andei colecionando alguns livros de autores turcos, e, claro, alguns deles eu ainda não li, então lerei um livro de um autor turco, de preferência que se passe na Turquia. Já o protagonista deficiente, tentarei ler um clássico: "O corcunda de Notre Dame"! E digo tentar porque o que li do Victor Hugo esse ano foi dose...


Dezembro

Desafio Corujesco: Dragões

Pra terminar com chave de ouro o ano, leia um livro com dragões. Porque sou de opinião que todo mundo merece visitar algum dragão em sua imaginação.

Vale ler um livro em que dragões apareçam na história, ou que haja desenhos de dragão na capa, ou que haja dragões no título. Não importa, desde que ‘here, there be dragons’.

Bônus: Se você tivesse um dragão, que nome daria a ele?

Desafio "Fora da Caixa": mês livre, porque dezembro é uma época que já dá trabalho sem ter desafios.

Livros: uma das coisas que eu gosto em e-books é que são fáceis de se fazer uma busca por títulos, e buscando por "dragon" na minha biblioteca da Amazon me deparei com "Tea with the Black Dragon", que será o óbvio eleito para o desafio desse mês.

E é isso! Uma lista bem tranquila de leituras para o próximo ano, que, se tudo der certo, será um ano de mais trabalho e (infelizmente) menos leituras.

3 comentários:

  1. Oi, Laura!
    Pois é, eu tô com um ritmo de leituras vergonhoso. Meu ano vai acabar com umas 20 leituras, apenas, porque foi muito puxado na escola! Espero que você consiga realizar o seu desafio :)

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara! Não se envergonhe com o seu ritmo de leituras não! 20 livros por ano já é muita coisa! Ainda mais na escola! E as coisas são cíclicas, se esse ano o ritmo não foi tão bom quanto você gostaria, ano que vem será melhor :-)
      Beijos!

      Excluir
  2. Adorei sua lista, Laura! Vou ter prazer em acompanhar seu desafio no ano que vem de novo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: