Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

The Old Magic of Christmas



SPOILER FREE

Vou confessar: comecei a ler esse livro no ano passado. Mas como só terminei hoje no metrô, vou contabilizá-lo nas leituras de 2015. Explico: só aconteceu porque comecei a lê-lo entre o Natal e o Ano Novo, que é uma época muito cheia de coisas para fazer, e depois emendei com uma viagem de 15 dias, onde li muito pouco e dei preferência para livros físicos por conta das restrições nos aviões.

Mas terminei! E fiquei super satisfeita! O livro é um grande compêndio de folclores europeus (tanto do leste quanto do oeste) e americanos relacionados à época do Natal, começando em outubro e indo até janeiro, cobrindo festivais, santos, duendes, mitologias e crenças populares. E a grande qualidade da autora é que ela faz tudo parecer interessante e a leitura do livro é muito fácil e dinâmica, com direito a citações lindas de diversos contos de fadas e obras pesquisadas. Mas não pense que o livro só trata de coisas antigas, o bacana é que a autora consegue correlacionar diversos folclores antigos com obras literárias modernas, como Senhor dos Anéis, Nárnia e Harry Potter.

E para deixar tudo ainda mais fofo e divertido, o livro é recheado de instruções do tipo "faça você mesmo" para receitas de bolos, biscoitos, guirlandas, enfeites temáticos e pequenos rituais, tudo relacionado ao tema que ela está tratando.

Sugiro fortemente para quem gosta de mitologia, paganismo e relações inter-religiosas.

Nota 9.

Um comentário:

Deixe sua opinião/crítica/comentário: